Vereadores querem acelerar a revitalização do Centro Histórico

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2015 07h50, última modificação 04/10/2021 11h05

O primeiro-secretário da Câmara, Pedro Paulo (PT); o vice-presidente, Felipe Braga Côrtes (PSDB); e o líder da maioria, Paulo Salamuni (PV) visitaram, nesta semana, os prédios públicos localizados no Centro Histórico de Curitiba. “O objetivo é prosseguir o trabalho, que já tinha começado, de diagnosticar as necessidades da região junto aos gestores públicos e empresários. A meta é reunir R$ 300 mil em emenda coletiva ao orçamento de 2016 para melhorar a iluminação pública e a manutenção do Largo da Ordem”, adianta Pedro Paulo.

Acompanhados pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, os parlamentares conversaram com servidores públicos e representantes de associações representativas da região e depois visitaram a Casa Romário Martins, a Casa da Memória, o Memorial de Curitiba, o Solar do Barão, o Conservatório de Música e o Palácio Garibaldi. “Ouvimos as demandas, e isso é importante. Imagina que eu ainda não conhecia o Solar do Barão, um verdadeiro complexo cultural, com ateliês, a Gibiteca, auditório. Vale muito a visita, pois um retrato da nossa história está viva ali”, comentou Braga Côrtes.

“Trazer mais infraestrutura para o Centro Histórico é impulsionar mais o turismo na região. Isto gera renda para as pessoas e arrecadação para o Município”, defendeu Pedro Paulo. “Veja a Casa Romário Martins, que é um dos últimos prédios do período colonial que ainda existem em Curitiba”, relatou o parlamentar.

Melhorias
Entre as necessidades da região estão melhorias nas áreas de conservação do patrimônio, segurança, meio ambiente e turismo. Funcionários do Solar do Barão relatam a necessidade de reforma para evitar que a chuva danifique o acervo. Outro problema da região é que os comerciantes precisam colocar os sacos de lixo no calçadão do Largo da Ordem até que o caminhão colete os resíduos. Os participantes da reunião também apontaram a dificuldade de acesso de turistas, baixa iluminação à noite e falta de segurança.

O fim da visita técnica foi no Palácio Garibaldi, onde os vereadores conheceram um projeto desenvolvido pelos comerciantes da região para incentivar a visitação dos próprios curitibanos ao Largo da Ordem e ao Centro Histórico.

“Foi uma atividade interessante, que vai se desdobrar em uma nova conversa com a Associação do Centro Histórico, até porque o Largo da Ordem é o coração da cidade”, confirmou Salamuni. “Essa próxima conversa, com moradores, comerciantes, empresários e gestores dos prédios públicos vamos realizar no dia 17 de novembro, às 14 horas. Vai ser uma reunião aberta, para quem quiser participar”, complementou Pedro Paulo. Para participar dessa reunião, foram convidados representantes das secretarias municipais de Obras e de Trânsito, Guarda Municipal, Ippuc e Regional Matriz.