Vereadores propõem uso de espaços públicos por escoteiros
Durante a votação do projeto de lei que declarou de utilidade pública o Grupo Escoteiro Pindorama, na sessão desta terça-feira (2), os vereadores de Curitiba debateram sobre a viabilidade de outros grupos de escoteiros ocuparem espaços públicos disponíveis, como parques, bosques e praças. A utilidade ao Pindorama, que ocupa espaço no bosque Reinhard Maack, no Hauer, foi proposta por Tico Kuzma (PROS) e aprovada por unanimidade (014.00008.2015).
Para o líder da maioria na Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), a ocupação dos espaços públicos por escoteiros é feita de maneira sadia e, portanto, deve sempre ser incentivada. “Ao apoiar os escoteiros, apoiamos a educação. Hoje, são mais de 32 milhões de membros em 200 países”, frisou o vereador, que já foi presidente da União dos Escoteiros do Brasil. Ele também citou como exemplos a utilização de áreas no Jardim Botânico e no bosque Portugal.
A ideia recebeu apoio de Julieta Reis (DEM), que mencionou local “ocioso” no Parque Passaúna e que, em sua opinião, poderia ser mais bem aproveitado. “Quero fazer um desafio aqui ao poder público, para que o Centro de Design, criado ainda no governo Jaime Lerner, mas que nunca funcionou, seja utilizado pelos escoteiros”. Na avaliação de Julieta, os locais ocupados pelos escoteiros são “bem cuidados” e a prática “propicia às crianças a valorização da amizade e o cuidado com o meio ambiente”.
A Casa Klemtz, no bosque da Fazendinha, foi outro local indicado para receber atividades dos escoteiros. Na opinião de Tico Kuzma, seria uma alternativa para evitar que os equipamentos da área de lazer voltassem a ser depredados por vândalos. Colpani (PSB) também declarou seu apoio à ideia. “Quisera tivéssemos grupos de escoteiros em todos os locais da cidade”, afirmou.
Declararam apoio à iniciativa e cumprimentaram os escoteiros pelo trabalho realizado os vereadores Zé Maria (SD), Serginho do Posto (PSDB), Tito Zeglin (PDT), Valdemir Soares (PRB) e Geovane Fernandes (PTB).
Emenda
Ainda durante o debate, Tico Kuzma ressaltou emenda (302.00175.2014) que apresentou ao orçamento deste ano do município, em conjunto com Geovane Fernandes, para destinar R$ 80 mil à revitalização do pavilhão de educação ambiental localizado no Reinhard Maack. “Estamos trabalhando com o secretário Renato Lima (Meio Ambiente) para que a revitalização seja efetivada o quanto antes.”
“Será uma intervenção para melhorar o acesso e a segurança dos usuários do bosque. É importante não só aos escoteiros, mas a todas as crianças e estudantes da cidade que utilizam a trilha de aventura e os conjuntos de brinquedos percorridos com técnicos do setor de educação ambiental da prefeitura”, complementou o vereador.
Pindorama
O Grupo Escoteiro Pindorama (GEP) é uma organização não governamental de fins filantrópicos que atua há mais de 30 anos na formação dos jovens como instituição de educação extraescolar. Atende mais de 100 jovens de 7 a 21 anos, que aprendem desde cedo o valor da amizade, da palavra e da lealdade. As atividades acontecem na sede do GEP, na Waldemar Kost, 2.313, bosque Reinhard Maack, das 14h30 às 17h30.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba