Vereadores propõem homenagem a músico

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2010 18h20, última modificação 29/06/2021 09h08
Dois vereadores da Câmara de Curitiba apresentaram proposta de  homenagem póstuma ao músico Ivo Rodrigues, vocalista da banda Blindagem. A vereadora Julieta Reis (DEM) sugere  a nominação de salas ou do auditório ao ar livre do Conservatório de Música Popular Brasileira da Fundação Cultural de Curitiba. O vereador Francisco Garcez (PSDB) pede um logradouro público para emprestar o nome do artista. A comunidade, segundo Garcez, está reivindicando a mudança do nome do Teatro Ópera do Arame para Ivo Rodrigues.
Considerado lenda do rock paranaense, Ivo Rodrigues Jr, nasceu em Porto Alegre (RS), mudando-se para Curitiba com a família com três anos. Assumiu o vocal da banda Blindagem em 1969, uma das mais tradicionais do Paraná, liderando o grupo por três décadas. O vocalista também se notabilizou pela parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.
Carreira
O contato com a música começou cedo, com a participação de programas de auditórios em rádios e em programas de calouros na televisão. Em 1966, foi eleito o melhor cantor do Sul do Brasil, pela TV Paranaense, conquistando o “Troféu Barra Limpa” e, como prêmio, ganhou um programa de duas horas, o “Juventude Alegria”, que passou a ser transmitido na emissora nas tardes de sábado.
Segundo Julieta Reis, a Blindagem, participou de momentos históricos para o rock paranaense. Entre os mais importantes do grupo, a banda foi responsável pela montagem do legendário espetáculo Rock Horror Show, em 1982.
O primeiro disco foi gravado em 1981, com o título “Blindagem”. Em 1983, vieram mais dois compactos, com as músicas “Malandrinha” e “Me provoque pra ver”. Outro single foi lançado em 1985, com a música “Operário Padrão”. Em 1987, de maneira independente, foi lançado “Cara x Coroa”.
Regravações
Os trabalhos da banda tiveram reedições e versões em CD. O novo disco foi lançado em 1997, com o título “Dias Incertos”. Em junho de 2008,  a Blindagem lançou seu DVD “Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná”, gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.
“Por estes e outros motivos, nada mais justo que homenagear o cantor, perpetuando seu nome em um dos espaços de nosso Conservatório de Música Popular Brasileira”, argumenta Julieta Reis.