Vereadores prestam homenagem póstuma a Teresa Urban
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), lamentou nesta quinta-feira (27), já na abertura da sessão, a morte da jornalista e ambientalista Teresa Urban. Ela faleceu na noite de quarta-feira, aos 67 anos, em decorrência de um infarto. Os vereadores respeitaram um minuto de silêncio e fizeram diversas considerações, destacando aspectos positivos da vida de Teresa.
Salamuni lembrou a luta de Teresa contra a ditadura, pelos direitos da mulher e pelas causas ambientais. A jornalista auxiliou nos estudos para as reformas da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Casa, onde defendeu a criação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Depois de várias obras dedicadas aos temas ecológicos, havia lançado neste ano seu primeiro livro de ficção (“Dez fitas e um tornado”).
Os vereadores Serginho do Posto (PSDB), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB), Julieta Reis (DEM) e Tico Kuzma (PSB) também elogiaram a trajetória de vida de Teresa. “Ela vai continuar nos inspirando”, disse Josete.
Velório
O velório acontece na Capela da Luz, número 2, localizada atrás do Cemitério Municipal de Curitiba. A cerimônia seguirá pela tarde, quando por volta das 15h ela será levada para um crematório em Campina Grande do Sul.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba