Vereadores pedem mais linhas de ônibus na Região Sul de Curitiba
A votação de uma sugestão do vereador Toninho da Farmácia (PDT) à Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (23), fez com que parlamentares que atuam na Região Sul também apresentassem demandas da população quanto ao transporte coletivo e à malha viária desta porção da cidade. No requerimento (203.00175.2019), discutido na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Toninho pede que o Executivo estude a implantação de estações-tubo da linha de ligeirinho Colombo/CIC nas comunidades Rio Bonito, Vitória Régia e Vila Verde.
“É uma solicitação dos moradores, que iria desafogar diversas outras linhas da região”, defendeu Toninho da Farmácia, colocando que é uma demanda de quem ali mora ter uma ligação direta com o Centro de Curitiba. “Que a linha comece no Rio Bonito, indo até Colombo. Atenderia a maior parte da Região Sul. Concordando com a sugestão, Mestre Pop (PSC) concordou com o diagnóstico apresentado pelo autor do requerimento, acrescentando que a linha poderia ir até Fazenda Rio Grande, “por dentro da nossa região”, “pois hoje as pessoas têm que ir até o Pinheirinho, para depois retornar até o Tatuquara”.
Rogerio Campos confirmou que ele e Toninho da Farmácia estiveram recentemente na Urbs, tratando dessas questões. “Lembro que em 2010, com o então prefeito Luciano Ducci, e depois com o Rafael Greca, eu falava da importância de um ligeirinho Tatuquara/Centro. Mas que seja então um Rio Bonito/Colombo, pois se trata de uma região com mais de 150 mil pessoas. Que é muito maior que uma grande quantidade de cidades do interior do Paraná”, somou.
“A gente precisa de ajustes no transporte coletivo dali. Pois além de Fazenda Rio Grande, a região também faz divisa com Araucária, e essas linhas devem passar dentro do Terminal Tatuquara”, afirmou Rogerio Campos, cobrando que é preciso atrair mais usuários para o transporte coletivo. “Só que então a prefeitura precisa ouvir as sugestões que nós trazemos”. Em aparte, Mauro Bobato (Pode) destacou que a implantação do Terminal do Tatuquara será um marco modernizador para a região, mas que vai também fazer aflorar vários gargalos viários na Região Sul. “Vai precisar de uma reorganização das ruas”, alerta.
“Eu entendo os técnicos da Urbs, pois mexe nos contratos, exige instalação [de mobiliário urbano]”, ponderou Bobato, para em seguida cobrar que os bairros Umbará, Sítio Cercado, Tatuquara e Ganchinho sejam de fato integrados à cidade de Curitiba. “Porque Curitiba cresceu ao redor dos eixos de transporte [coletivo, as vias dos biarticulados], e a gente [da Região Sul], como não tinha, sempre com ônibus alimentadores [para a integração], agora é hora de buscar isso”.
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