Vereadores pedem contratação de médicos para rede pública

por Assessoria Comunicação publicado 21/07/2014 11h00, última modificação 24/09/2021 10h44

A Câmara Municipal encaminhou à Prefeitura de Curitiba, na semana passada, requerimentos para a contratação de médicos para a rede pública de saúde. As solicitações são para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Menonitas, no Boqueirão, e para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Pinheirinho e Parque Industrial (respectivamente,  044.08278.2014044.08305.2014 e 044.08304.2014).

Para a UBS Menonitas, a reivindicação é para a especialidade de ginecologia e obstetrícia. “A unidade de saúde, que atende a comunidade do Boqueirão, Xaxim e região, está, segundo relatos dos moradores, sem atendimento por parte do médico ginecologista, prejudicando as consultas e o acompanhamento pré-natal”, diz a proposição.  De acordo com o texto, o profissional está de férias e foi designado um substituto.

Já para as UPAS do Pinheirinho e Parque Industrial, não é especificada a especialidade. Os requerimentos afirmam que, em tais unidades, “os moradores reclamam da demora para atendimentos emergenciais devido à falta de médicos”.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.