Vereadores participam de solenidade na UFPR

por Assessoria Comunicação publicado 20/12/2011 16h10, última modificação 13/08/2021 08h34
A Câmara de Curitiba esteve representada, nesta segunda-feira (19), na solenidade que comemorou os 99 anos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No evento, foi realizada uma sessão pública do Conselho Universitário, com entrega de homenagens e a inauguração de um relógio digital que registra a contagem regressiva para o centenário da UFPR, em 2012. Participaram do evento os vereadores Jair Cézar (PSDB), Paulo Salamuni (PV), Professora Josete (PT) e Professor Galdino (PSDB).
Durante a cerimônia, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, celebrou a realização da comemoração na praça Santos Andrade, que abriga o prédio histórico da instituição. “Isso representa nossa determinação em fazer uma construção coletiva da instituição. Afinal, somos do povo do Paraná”, afirmou. Ele frisou que a conjuntura política e econômica é favorável à educação como um todo. Também destacou parcerias com o poder público e a iniciativa privada, cujos resultados são visíveis, por exemplo, na expansão física da universidade. Somente em 2011, a instituição aumentou em 15 mil m² a área destinada para a comunidade universitária.
A solenidade foi acompanhada por uma plateia que lotou a tenda montada na praça Santos Andrade e que contou com a presença de diversas autoridades. Na mesa solene estavam presentes quatro ex-reitores da UFPR: Carlos Alberto Faraco, Carlos Antunes dos Santos, José Henrique de Faria e Carlos Augusto Moreira Júnior. Também estavam presentes à mesa o secretário estadual de Ciência de Tecnologia, Alípio Leal Neto (representando o governador Beto Richa); o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense (representando o prefeito Luciano Ducci), o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti e o senador Sérgio Souza. Estudantes, pesquisadores e funcionários da instituição, assim como o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foram homenageados pela contribuição dada à expansão da instituição.