Vereadores participam da conferência de cidades

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2010 16h45, última modificação 29/06/2021 07h02
Os vereadores de Curitiba confirmaram presença na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que terá início nesta quarta-feira (10). O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), vai reunir quase uma centena de especialistas nacionais e internacionais. Será  aberto oficialmente pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e pelo prefeito Beto Richa.
Foi aprovada em plenário a solicitação de não realização da sessão de quarta, para que os parlamentares possam acompanhar a abertura e o programa da conferência. Os participantes do Brasil e do exterior irão estudar e avaliar quais inovações urbanas podem se adaptar à constante mudança que se verifica nas comunidades e também como projetar as cidades como protagonistas de desenvolvimento sustentável.
Para a Mesa Executiva, é uma importante oportunidade ao Legislativo. “São muitas as boas experiências que podem ser trocadas, considerando o exemplo de Curitiba para o mundo e a presença confirmada de representantes de diversas grandes cidades do mundo, que enfrentam questões ambientais e sociais semelhantes às nossas”, avaliam os vereadores. Todos os parlamentares que ouviram a descrição do presidente da Fiep na última quarta-feira (3), quando participou da tribuna livre da Câmara, a convite do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), concordam. O consenso geral é de que “o momento exige uma percepção inovadora de como projetar as cidades para o desenvolvimento global.”
Autoridades da área de urbanismo de vários países, prefeitos de capitais brasileiras e do exterior e representantes do Legislativo curitibano vão debater transporte e mobilidade urbana, cidade em rede, governança, saúde e bem-estar, coexistência em uma cidade global, cidade do conhecimento e meio ambiente e biodiversidade.
Debate futuro
Para os vereadores Mario Celso Cunha (PSB) e João do Suco, líderes do prefeito e do PSDB, respectivamente, que buscaram o consenso no plenário, o acompanhamento da Câmara no evento é fundamental para a discussão futura da região metropolitana. “Futuramente, teremos que votar o que eles vão discutir nesta conferência”, disse Mario Celso.