Vereadores participam da abertura da 5ª ComCuritiba
Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizado no Teatro da Reitoria da UFPR a cerimônia de abertura da 5ª ComCuritiba (Conferência Municipal da Cidade de Curitiba), que teve por tema “A cidade que queremos”. A atividade vai durar dois dias e reunirá cidadãos, representantes comunitários, pesquisadores, técnicos, agentes públicos e representantes eleitos para tratar das questões pertinentes às transformações do município de Curitiba.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades municipais, que compuseram a mesa de abertura do evento, entre elas o prefeito Gustavo Fruet (PDT), a vice Mirian Gonçalves (PT), o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Pires, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni (PV) e os vereadores Pedro Paulo (líder do prefeito) e Jonny Stica (presidente da Comissão de Urbanismo), ambos do PT.
Paulo Salamuni fez uso da palavra para saudar os participantes e destacar as mudanças positivas que vem sendo operadas na Câmara. “Extinguimos todas as verbas de publicidade e propaganda e diminuímos consideravelmente o número de funcionários comissionados, no intuito de buscar a paridade entre concursados e comissionados. Recentemente alteramos 80% dos diretores que administravam vários setores da Casa e resolvemos avaliar com cautela os programas de carreira do funcionalismo. Ou seja, a Câmara vive um novo momento e cabe a ela prestar todo apoio às políticas públicas voltadas à organização e desenvolvimento de Curitiba”, comentou Salamuni. O vereador também destacou a participação dos vereadores da atual legislatura, que conseguem proporcionar quórum a todas as sessões.
As ações desenvolvidas pela Comissão de Urbanismo foram apresentadas pelo vereador Jonny Stica, que preside o colegiado. “Decidimos que seria mais proveitoso focar as ações da comissão num problema específico. O tema escolhido foi a revitalização de favelas, os chamados núcleos de aglomeração espontânea, e cada vereador que compõe a comissão ficou responsável por elaborar as práticas de revitalização de uma área específica”, explicou o parlamentar, ressaltando que 10% da população vive em favelas.
O prefeito Gustavo Fruet (PDConferência Municipal da Cidade de CuritibaT) fez um balanço do seu início de mandato e esclareceu alguns tópicos, entre eles, a já referida renovação pela qual passa a Câmara de Vereadores. “Nossos representantes legislativos municipais estão de parabéns pela maneira como têm conduzido as necessárias transformações em busca da recuperação da credibilidade. Há que se ter coragem para empreender mudanças dessa natureza, principalmente cortes de cargos comissionados, mas a resolução em prol da mudança só fortalece a o papel dos vereadores junto à sociedade curitibana”, disse Gustavo.
A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba começou hoje e vai até sábado (11). O evento terá perto de 500 participantes entre delegados, observadores e convidados. A ComCuritiba antecede o Encontro Estadual das Cidades que será realizado em Foz do Iguaçu, de 13 a 15 de agosto. O resultado do encontro estadual será levado à 5ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 20 a 24 de novembro em Brasília. O lema da Conferência Nacional é “Quem muda a cidade somos nós, Reforma Urbana já”.
Dona Lourdes (PSB), Tico Kuzma (PSB), Pier Petruzziello (PTB), Noemia Rocha (PMDB), Jorge Bernardi (PDT), Cacá Pereira (PSDC), Bruno Pessuti (PSC), Serginho do Posto (PSDB), Hélio Wirbiski (PPS), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Professora Josete (PT), entre outros parlamentares, também estiveram no ato de abertura da conferência.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba