Vereadores mirins de Irati visitam a Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2019 15h35, última modificação 11/11/2021 09h10

Vinte vereadores mirins da cidade de Irati fizeram uma visita à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na tarde desta quarta-feira (20), sob supervisão da diretora geral do Legislativo daquela cidade, Ana Paula Kengerski. Também estiveram presentes os vereadores de Irati José Bodnar (1º secretário), Alberto Schereda (2º secretário), Edson Luis Elias e Marcelo Rodrigues. O vereador Professor Euler (PSD), 2º secretário da Câmara de Curitiba e presidente da Escola do Legislativo recepcionou a todos e fez considerações sobre o funcionamento da Casa e sobre o processo legislativo – elaboração, trâmite e aprovação de projetos.

Confira outras fotos da visita no Flickr da Câmara de Curitiba.

O vereador comentou sobre sua experiência como coordenador do programa Parlamento Jovem, uma colaboração entre a Escola do Legislativo da Câmara e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) em que estudantes do ensino médio simularam atividades parlamentares. O programa, que se desenvolveu entre os meses de setembro e novembro, foi marcado por três encontros e uma apresentação final que ocorreu na sessão plenária do dia 20 (leia mais).

Os estudantes de Irati [que têm entre 10 e 11 anos] fizeram perguntas a Euler. Entre outras informações, eles indagaram o que levou Euler a se tornar vereador; qual seu projeto mais importante; quantos assessores trabalham nos gabinetes e quantos vereadores atuam na Câmara Municipal de Curitiba. Euler explicou que seria difícil escolher qual seu projeto mais importante, mas mencionou a proposição em que tornou obrigatória a inserção de legendas em português em todos os filmes de todas as salas de cinema no município. “A medida, que se transformou na lei municipal 15.242/2018 foi benéfica para aqueles que têm dificuldades de audição”, disse ele (leia mais). O parlamentar esclareceu que a Câmara de Curitiba atualmente conta com 38 vereadores e que cada um tem direito a sete assessores.