Vereadores mantêm vetos de Beto Richa
Os vetos do prefeito Beto Richa (PSDB) aos projetos de lei que dispõem sobre o horário de sepultamentos no horário de verão e o prevê realização de exames de fundo de olho nos hospitais, creches e escolas da rede municipal foram mantidos na Câmara de Curitiba, na sessão plenária desta segunda-feira (02). Os vereadores acataram a decisão do prefeito com 23 votos, dos 30 presentes. Segundo as explicações de Richa, no momento há impossibilidade orçamentária para colocar as propostas em prática, apesar de compreender o interesse público das medidas.
O vereador Jônatas Pirkiel (PL), que explicou o posicionamento do prefeito aos parlamentares, afirmou que Richa elogiou as propostas, entretanto, em face à dificuldade financeira do município, os projetos de lei iriam gerar mais gastos à administração.
Em relação à iniciativa da vereadora Julieta Reis (PFL), a qual prevê que sepultamentos poderiam ser realizados até às 19h, no horário de verão, o prefeito alega que "a alteração do horário implicaria em alteração da carga horária dos servidores e de escalas funcionais, além do pagamento de horas extras". Já para a proposta do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que dispões sobre a realização de exames de fundo de olho, Richa afirmou que "o projeto determina despesas novas, em especial consultas com oftalmologistas habituados ao atendimento infantil". Derosso informou que vai adequar a matéria para poder reapresentá-la na Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba