Vereadores mantêm veto a projeto de lei

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2007 20h25, última modificação 18/06/2021 07h08
Foi mantido veto integral ao projeto do vereador Pedro Paulo (PT) sobre afixação de placas informativas nas unidades de saúde do município, com maioria absoluta de votos, na sessão plenária desta segunda-feira (29), na Câmara de Curitiba. Segundo a Prefeitura, que devolveu o projeto ao Legislativo, a proposta iria  gerar despesas não previstas e invadir a atribuição do Executivo.
A argumentação foi  questionada pelo autor da proposta e por alguns integrantes da  bancada de oposição.  Na tribuna, o parlamentar tentou demover seus colegas de votarem favoráveis à manutenção do veto. Fez  considerações a respeito da “não invasão às atribuições da administração municipal. Os direitos dos usuários  já são assegurados  através do artigo 196 da  Constituição Federal e apenas seriam disponibilizados”, justificou Pedro Paulo.  
O projeto do vereador propunha corroborar o direito adquirido pelo acesso universal e igualitário a todas as ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população.  “É importante manter o que assegura a  Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”, documento aprovado quando da alteração das práticas e gestões do setor  pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional da Saúde e a Comissão Intergestora Tripartite. Os princípios indicados pela carta  são muitas vezes desconhecidos pelos próprios usuários, situação que o vereador pretendia mudar.