Vereadores indagam Urbs sobre serviços

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2010 19h20, última modificação 30/06/2021 07h51
A centralização dos serviços da empresa gerenciadora do transporte em Curitiba, a Urbs,  está sendo levantada na Câmara de Curitiba. Ao ocupar a tribuna, nesta segunda-feira (14), o presidente da Comissão de Legislação, Jair Cézar (PSDB), afirmou que “a empresa não vem correspondendo à expectativa da população nas questões de venda de cartões e regularização do EstaR”. A exigência de comprovante de residência para expedição do certificado para estacionamento aos idosos também foi criticada, “por ferir princípios administrativos e desrespeitar o Estatuto do Idoso, além de discriminar  visitantes na cidade”.
Na visão de Jair Cézar, existe um desequilíbrio entre a qualidade do transporte coletivo de Curitiba, considerado um dos melhores do mundo, e o serviço prestado por sua gerenciadora, “especialmente nos aspectos mencionados”.  A ausência de avanço tecnológico se reflete na insatisfação da população. Para o parlamentar, a exigência do comprovante de residência do idoso restringe somente para residentes na cidade a possibilidade de cumprimento do Estatuto do Idoso quanto ao direito prioritário de  estacionar. E, nestes casos, o interessado ainda precisa marcar para ser atendido. “Outra incoerência”, na opinião do vereador.
Jair Cézar concedeu aparte a diversos parlamentares  com a mesma opinião e questionamentos. Um deles, o presidente da Comissão de Economia da Casa, Paulo Frote (PSDB) citou a regularização do EstaR. “Um serviço centralizado que exige providências da Urbs ou Diretran”, mencionou. Frote lembrou que o assunto deveria ser discutido e analisado pelo Conselho Municipal de Transportes. “Nos casos de notificação em fim de semana, como fica?, indagou.