Vereadores homenageiam servidor da Casa pela aposentadoria

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/11/2022 17h45, última modificação 30/11/2022 17h46
Plenário também entregou votos de congratulações ao jornalista Jorge Cury Neto e a destaques em outras áreas.
Vereadores homenageiam servidor da Casa pela aposentadoria

Vereadores e servidores felicitaram Veli da Rocha Cristo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou homenagens ao longo da sessão plenária desta quarta-feira (30). Uma delas, por iniciativa do presidente Tico Kuzma (Pros), foi entregue ao servidor Veli da Rocha Cristo, que por 28 anos trabalhou no Legislativo da capital e se aposentará nesta quinta-feira (1º).

Taquígrafo lotado na Divisão de Comissões Temporárias e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Cristo foi saudado em plenário pelos vereadores, pela diretora-geral Jussana Marques e demais servidores da CMC. “Ele foi nomeado em 1994 e exerceu a função de chefe da sessão das comissões da CMC. A Câmara agradece e deseja muito sucesso nessa nova etapa. Obrigado pelo trabalho!”, disse Kuzma.

A CMC também entregou votos de congratulações e aplausos ao jornalista, radialista e economista Jorge Cury Neto. A indicação partiu do vereador Tito Zeglin (PDT), que destacou os 50 anos de carreira no rádio e na televisão do homenageado (077.00418.2022).

Formado pela PUC-PR em Comunicação Social, Cury Neto iniciou a carreira de radialista no ano de 1972. Em 1996, fundou a agência de notícias Central de Radiojornalismo, que, em 2008, passou a ser uma unidade da Webcombrasil. É também o formulador de uma nova área do conhecimento, o "Voice Design", homologada pela sociedade científica Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) em setembro de 2013.

É o autor do livro "Economia da Oralidade", no qual observa os diversos aspectos dos recursos da voz para fins comunicacionais, principalmente como elaborar perguntas que promovam respostas reveladoras dos entrevistados. “Jorge Cury Neto, com um currículo extenso, trabalhou e atuou em diversas emissoras e é com muito orgulho, por tudo que você fez à cidade de Curitiba, que a Câmara Municipal lhe presta essa singela homenagem”, destacou Tito Zeglin. O vereador citou a esposa de Cury, Lorena Smaniotto Cury, que também estava presente.

“Agradeço a Deus por esta especial honraria concedida pela CMC. Estou emocionado por receber essa homenagem da cidade onde nasci. A pesquisa e o estudo que realizo, originou a economia da oralidade, esse é o legado que pretendo deixar para a cidade que atuo e que tanto amo”, disse o homenageado.

Segmento cultural
Também no pequeno expediente desta quarta, Herivelto Oliveira (Cidadania) outorgou votos de congratulações e aplausos a Ronald Antonio Mendes Pinheiro, ator, bailarino, diretor teatral, professor, coreógrafo e preparador corporal. Graduado no curso permanente de Teatro e no curso de licenciatura em Artes Cênicas pela FAP e pós-graduado em Dança de Salão pela Famec (077.00195.2022).

O homenageado dirige peças de teatro desde 2001. Participou de longas-metragens como "Cafundó", de Paulo Betti, e "Dor, Fé e Andorinhas", de Müller Barone. Também participou do seriado "O Mundo Colorido de Dalton" e da peça vencedora do Troféu Gralha Azul como melhor espetáculo infantil com "Buanga Noiva da Chuva" em 2012. Em 2014, foi Angelus Mortem nas séries dos Casos e Causos da RPC.

No teatro de sombras, realizou a peça "Dula", de Marcelo Karagózwk. Atuou na peça "As Aves", de Tadeu Perone em 2016. Em 2018, deu aulas de Samba de Gafieira no Quintal da Maria, e, na Casa Hoffmann, por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, participou do espetáculo "Angelus Mortem".

Família São Jorge
Tico Kuzma também entregou, nesta quarta, o diploma de votos de congratulações e aplausos para a Loja Família São Jorge, pelos 70 anos de fundação. Ele destacou a presença dos empresários no ramo do comércio de vestuário, calçados masculinos e femininos em Curitiba (077.00449.2022).

“É com muita honra que recebo, na CMC, o Jorge Fahd e Fábio Fahd, proprietários de uma loja de tradição e referência, que começou em 1952 com a inauguração do Armazém Secos e Molhados São Jorge. Desde então, a loja é referência na região sul de Curitiba”, homenageou o vereador, lembrando ainda de Pedro Fahd, antigo proprietário, falecido em 2021.

Confira, no Flickr da CMC, as fotos das homenagens realizadas na sessão plenária desta quarta:

30/11/2022 - Sessão Plenária

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva