Vereadores homenageiam restaurante tradicional de Curitiba
A Câmara de Curitiba homenageou o Restaurante Família Madalosso,de Santa Felicidade, pelos 60 anos de fundação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na manhã dessa quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu homenagens a três empresas que tiveram destaque na capital paranaense. O vereador Mauro Ignácio (União) fez a entrega do diploma de votos de congratulações e aplausos, de sua autoria, ao Restaurante Família Madalosso pelos 60 anos da fundação do grupo (077.00152.2023).
O parlamentar relatou que, em 1963, o patriarca da família Madalosso estava cansado de tentar ganhar a vida em Curitiba e se preparava para retornar ao Rio Grande do Sul. Mas, resolveu tentar “uma última cartada, vendendo algumas terras que possuía e comprando um pequeno restaurante chamado Flórida, com capacidade para atender apenas 24 pessoas”. Flora e Carlos Madalosso, filhos de Dom Antônio, ficaram responsáveis pelo empreendimento.
“Em apenas três meses, os burburinhos de um pequeno restaurante que servia uma comida saborosíssima na região de Santa Felicidade se espalharam pela capital e filas já se formavam nos finais de semana”, continuou Ignácio. Atualmente, o Madalosso é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo referência em Curitiba. “Neste sucesso, tem um ingrediente especial, que é o carisma e acolhida da dona Flora Madalosso, nossa querida dona Flora, sempre simpática, sorridente, está antenada em tudo o que acontece, desde a cozinha até a porta do restaurante”, elogiou.
O diploma foi entregue para Marlus Bertolli e Aghata Madalosso, netos dos fundadores. O presidente Marcelo Fachinello (PSC) também ressaltou a homenagem: “A toda a família Madalosso, o nosso reconhecimento pela história de vida profissional, de vida pessoal que esta família tem, que é totalmente ligada à história da cidade de Curitiba”.
Consagração Pública Municipal
Na mesma manhã, a Casa Legislativa concedeu o Prêmio Consagração Pública Municipal a outras duas empresas. O primeiro foi entregue por Tito Zeglin (PDT), que é também o autor da iniciativa, à rede de hotéis Nacional Inn (022.00016.2019).
A entrega deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia da covid-19. O vereador contou que, na década de 1970, os irmãos Walter, Waldir e Waldemar Miguel decidiram arrendar o Hotel D'Oeste, em Poços de Caldas, Minas Gerais. “Este seria o começo da maior rede totalmente brasileira de hotéis em nosso país”, exaltou.
“Em Curitiba, a primeira unidade foi o Dan Inn Hotel, ao lado do Teatro Guaíra. Em 2011, veio o Hotel Nacional Inn Curitiba, aqui em frente à Câmara, na Praça Eufrásio Correia", relatou Zeglin. E, assim, a rede foi crescendo na capital. "Hotéis muito conhecidos e que fazem a história da nossa cidade acolhendo o povo, turistas, que vêm de outras cidades para conhecer esta bela cidade que nós amamos".
O prêmio foi entregue ao proprietário Gustavo Miguel, aos gerentes Samuel de Lima e Jacyrah Miguel e à gerente comercial Lucimara Delamuta. “É com muita satisfação que nós estamos entregando esse Prêmio de Consagração Pública. Não pelos belos prédios, mas pelo atendimento, pelo carinho que vocês têm para com este povo maravilhoso que vêm visitar a nossa cidade”, elogiou.
O vereador Pier Petruzziello (PP) entregou o Prêmio Consagração Pública Municipal de 2023, de sua autoria, à empresa Sigma Telecom, que atua na área de tecnologia e "oferece soluções em cibersegurança, telefonia corporativa, cidades inteligentes” (022.00006.2022).
“Eu fico muito feliz quando nós aqui na Casa reconhecemos as grandes empresas da nossa cidade. A Sigma Telecom é uma empresa de Curitiba que, há 36 anos, é referência em telefonia corporativa no Sul [do país]. Investiram em tecnologia, capacitação de funcionários e hoje se destacam também em soluções de cibersegurança”, relatou Petruzziello.
O vereador destacou que a empresa gera 200 empregos diretos e mais de 500 empregos indiretos e tem como objetivo “promover a evolução tecnológica das empresas". A CMC recepcionou, para receber a honraria, os sócios da empresa, Tiago Ceresoli e Eduardo Dalpiaz, e o gestor de negócios Alfredo Gobbato Jr.
O Prêmio Consagração Pública Municipal foi criado com objetivo de prestigiar empresas de destaque "no exercício de suas atividades em questões de grande importância para a comunidade curitibana, como qualidade, produtividade, tecnologia, métodos, sistemas, preocupação com o meio ambiente e participação na solução de problemas sociais e comunitários”. As regras desse e de outros prêmios outorgados pela CMC constam na lei complementar municipal 109/2018.
Conselho Tutelar
Já na manhã de terça-feira (11), a CMC concedeu uma homenagem para a conselheira tutelar Karina da Silva Ribeiro. Por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSD), a convidada recebeu o diploma de votos de congratulações e aplausos pelos serviços prestados à cidade (077.00017.2023).
Karina atua como servidora municipal desde 2012, lotada na Secretaria Municipal da Educação (SME), como auxiliar de serviços escolares. Em 2017, ganhou a eleição para o Conselho Tutelar da Regional Tatuquara, sendo reeleita em 2019.
Em plenário, o vereador destacou que “Karina considera o dia a dia do Conselheiro Tutelar como uma missão, devido à complexidade da atividade. E, mesmo com todas as dificuldades e desafios, tem muito orgulho de desenvolver suas atividades, para que cada família seja devidamente encaminhada e que cada criança e adolescente viva realmente a sua infância como de fato deva ser vivida”.
“Estendemos [o reconhecimento] também a todos os conselheiros tutelares, que fazem um trabalho brilhante de defesa dos direitos das nossas crianças, dos nossos adolescentes. Então, é uma atitude dessa Câmara Municipal de reconhecer o seu trabalho, a sua dedicação e de todos os conselheiros tutelares da nossa cidade”, acrescentou o responsável pela homenagem.
Requerimento debatido
A Câmara também aprovou, nessa semana, novos votos de congratulações e aplausos. Na terça, Tico Kuzma defendeu requerimento de sua iniciativa para homenagear a empresa Tia Su Crepes e Churros, um dos mais antigos empreendimentos do Mercado Municipal Capão Raso e que, nesse mês, completa 31 anos de atividades (077.00201.2023).
O Mercado Municipal Capão Raso, ressaltou o vereador, "é um mercado público que abriga diversos empreendedores, e a Tia Su Crepes é um dos mais tradicionais da cidade de Curitiba". "Então, é uma forma de homenagear o próprio Mercado Municipal Capão Raso pelos seus 31 anos, assim como os demais comerciantes que fazem parte da história do local."
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba