Vereadores homenageiam ex-jogador de futebol Tostão

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 22/03/2023 18h10, última modificação 23/03/2023 09h48
Outra homenagem concedida em plenário, nessa semana, foi ao médico Ivo Lechinewski.
Vereadores homenageiam ex-jogador de futebol Tostão

Tostão foi jogador profissional de futebol entre as décadas de 70 e 90. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu, na sessão dessa terça-feira (21), uma homenagem ao ex-jogador de futebol Luis Antônio Fernandes, conhecido como Tostão. Responsável por propor e por entregar o diploma de votos de congratulações e aplausos, o vereador Leonidas Dias (Solidariedade) ressaltou a contribuição do ídolo do Coritiba ao futebol e o sucesso alcançado durante a carreira (077.00090.2023).

“Tostão era conhecido por ter um toque refinado, classe para jogar e passes precisos. Chegou ao Coritiba Football Club e conseguiu marcar o seu nome na história do clube, servindo como referência e inspiração para outros ídolos que viriam na sequência”, elogiou o vereador. O jogador, continuou Leonidas Dias, “atuou profissionalmente entre as décadas de 70 e 90, passando por uma série de equipes do futebol brasileiro. Formado nas categorias de base do Santos Futebol Clube, seu principal destaque profissional foi no Coritiba, onde jogou entre os anos de 1986 e 1992 e era o camisa 10 e artilheiro da equipe".

"Pelo Coxa, foi campeão paranaense por duas oportunidades”, relatou. “Desde que deixou de atuar profissionalmente, no fim dos anos 1990, Tostão se dedicou a trabalhar diretamente na formação de novos jogadores, sendo responsável por escolinhas de futebol para crianças em Curitiba”, finalizou o propositor da homenagem. O vereador Tico Kuzma (PSD) parabenizou Leonidas Dias pela indicação do craque Tostão.

Prêmio Cidade de Curitiba 2020 medicinaPrêmio Cidade de Curitiba
Na mesma sessão plenária, Tito Zeglin (PDT) concedeu o diploma do Prêmio Cidade de Curitiba ao médico Ivo Lechinewski. A honraria, que é conferida todos os anos em razão do aniversário da CMC e da cidade, em solene próxima ao dia 29 de março, não pôde ser entregue em 2021 por conta da pandemia.

“Por isso, hoje, estou aqui para homenagear um destes cidadãos brilhantes de Curitiba, médico há mais de 30 anos, anestesiologista no Hospital Universal Mackenzie desde 1990. Eu falo do Doutor Ivo Lechinewski”, destacou o autor da proposta (023.00007.2020). “Já diria o dito: o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe. É a dedicação, é o cuidado, além dos conhecimentos teóricos que fazem um bom médico. E estas são as qualidades encontradas neste homem que aqui está, o doutor Ivo.”

O vereador ressaltou que poderia falar ainda mais sobre a extensa trajetória profissional do médico, mas que "nada disso teria sido possível sem a paixão pela profissão, tão presente em nosso homenageado. Paixão essa que reverbera na cidade que ele escolheu como lar, nossa Curitiba". "Já tendo atuado em grandes hospitais curitibanos, em diferentes áreas, Dr. Ivo Lechinewski merece este prêmio, o Prêmio Cidade de Curitiba, pelas suas contribuições aos curitibanos nos últimos 33 anos”, completou Zeglin.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba