Vereadores homenageiam atletas curitibanos do Parapan-Americano

por Assessoria Comunicação publicado 02/09/2015 12h50, última modificação 04/10/2021 06h40

Os vereadores de Curitiba homenagearam, na sessão desta quarta-feira (2), integrantes da delegação curitibana que participou dos jogos Parapan-Americanos, entre os dias 7 e 15 de agosto, em Toronto, no Canadá. O Brasil ficou em 1º lugar no quadro de medalhas (109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze). Os donos da casa ficaram na segunda colocação (50 de ouro, 63 de prata e 55 de bronze), seguidos pelos Estados Unidos (40 de ouro, 51 de prata e 44 de bronze).

Curitiba foi representada por 13 atletas, que obtiveram nove medalhas nas modalidades tênis de mesa, vôlei sentado e bocha. Desportistas da cidade integraram a seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas, que conquistou o quarto lugar.

Vereador responsável pelo convite à delegação, Helio Wirbiski (PPS) destacou que os atletas são pessoas que superam as dificuldades, apesar de todas as adversidades enfrentadas, e que são verdeiros exemplos. “Tenho muito orgulho de vocês”, resumiu.

Presente à solenidade, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Aluísio Dutra, revelou que os atletas têm sido uma lição em sua vida. “Eles me mostraram uma outra forma de encarar a vida”, disse. Segundo o secretário, o paradesporto ainda é uma atividade recente no Brasil, mas Curitiba, “graças ao esforço de atletas e técnicos”, já seria uma referência mundial na área.

Ainda conforme o titular da Smelj, a atual gestão tem feito um trabalho de estruturação do paradesporto e criou uma gerência na pasta para tratar do assunto. “Tornamos essa uma função perene na Smelj e este é o verdadeiro legado desta administração. Temos um departamento montado, um calendário paradesportivo bem desenvolvido e um mapeamento completo das entidades que atuam na área”, explicou.

Medalhistas
Claudiomiro Segatto foi ouro no tênis de mesa individual e em duplas. Maria Luiza Pereira obteve duas pratas na mesma modalidade. Daniel Jorge e Anderson da Silva integraram a seleção brasileira de vôlei sentado, que conquistou o ouro, de maneira invicta, tendo perdido apenas um set durante todo o Parapan-Americano. Marcelo dos Santos e Richardson Santos, atletas da bocha, trouxeram na bagagem um ouro e um bronze cada.

Receberam homenagens dos vereadores Claudiomiro Segatto e Maria Luiza Passos (tênis de mesa); Daniel Jorge (vôlei sentado); Marcelo dos Santos, Richardson Santos (bocha); Rafael Hoffman, Moisés Batista (rugby em cadeira de rodas); Darlan França (técnico de bocha); Adriana Ferreira (calheira de bocha); e Altemir Trapp (oficial técnico de goalball); a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADF-PR); a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilheu); e a ONG Saúde e Esporte.

Mais fotos da homenagem no Flickr da Câmara Municipal.