Vereadores homenageiam as lideranças pefelistas
O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, e o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, serão os mais novos cidadãos curitibanos. Os parlamentares recebem a homenagem nesta segunda-feira (2), em sessão solene, às 9h30, no Curitiba Master Hall, no Portão. Na mesma solenidade, o deputado federal Albelardo Lupion será Vulto Emérito. As iniciativas são dos vereadores Fábio Camargo, Sabino Picolo, Roberto Hinça, todos do PFL.
Bornhausen já foi vice-governador de Santa Catarina, ministro, embaixador e senador, em seu segundo mandato, até o ano que vem. Como ministro da Educação, reforçou, no MEC, as preocupações com a erradicação do analfabetismo, da evasão escolar e da repetência. Tratou de melhorar a assistência à criança na rede pública e, em especial, de ampliar e fortalecer o ensino profissionalizante no Brasil, instalando dezenas de escolas técnicas e agrotécnicas.
Homem público
Em 1981, César Maia ingressou no PDT e, no ano seguinte, participou da campanha de Leonel Brizola ao governo do Rio de Janeiro. Com a eleição de Brizola, foi nomeado secretário de Fazenda e iniciou sua trajetória de homem público. Em 1986, foi eleito deputado Constituinte, sendo reeleito em 1990. Foi eleito prefeito pelo PFL.
Já o deputado federal Abelardo Lupion é agropecuarista e empresário. Está em seu quarto mandato na Câmara Federal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba