Vereadores fazem tributo a Dom Ladislau Biernaski

por Assessoria Comunicação publicado 13/02/2012 20h10, última modificação 16/08/2021 10h22
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (13), vereadores da Câmara de Curitiba fizeram um tributo a Dom Ladislau Biernaski. O bispo, que faleceu pela manhã, estava internado há pouco mais de semana.
A obra religiosa e a vida dedicada às causas sociais foram destacadas por diversos parlamentares, como Tito Zeglin (PDT), ex-aluno, e Algaci Tulio (PMDB), que tiveram a oportunidade de conviver com Dom Ladislau Biernaski, atualmente bispo da Diocese de São José dos Pinhais.
Os vereadores também registraram um minuto de silêncio por solicitação do vereador Pedro Paulo. O presidente em exercício, Sabino Picolo (DEM), ainda atendeu aos vereadores Professora Josete (PT) e Paulo Salamuni (PV), que falaram sobre “as obras” do bispo. Dom Ladislau Biernaski, 74 anos, nasceu em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. Sua ordenação prebiteral se deu 1963, em Curitiba, e a ordenação episcopal, em maio de 1979, em Roma (Itália). Como bispo auxiliar de Curitiba de 1979 a 2006, foi responsável por diversas pastorais sociais, exemplo que levou para o cenário nacional, com a pastoral operária, comissão pastoral da terra e carcerária (1979) e pastoral do menor (1988).
Lembrança
Dom Ladislau Biernaski foi lembrado pelos vereadores por grandiosos atos em favor da população. A vereadora Josete recordou seu empenho quanto à reforma agrária e a justiça social. Salamuni falou do carisma conquistado pelo bispo “sempre em favor da ponderação e da firmeza nas avaliações”. Zeglin, que foi seu aluno no seminário de Araucária, observou que Biernaski recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.
O vereador Algaci Tulio comentou sobre ocasiões vividas em conjunto, como “o episódio de tentativa de privatização da Copel”, e das inúmeras vezes em que dom Ladislau foi “às ruas participar de atos públicos, demonstrando ser uma figura de extrema sensibilidade”.
Para a cerimônia póstuma desta quarta-feira (15), que será presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, todos os vereadores deverão estar presentes.