Vereadores falam no plenário sobre saída do PSB

por Assessoria Comunicação publicado 24/08/2005 17h25, última modificação 31/05/2021 10h07
Mario Celso Cunha, líder do prefeito; Manassés Oliveira, presidente da Comissão de Legislação Participativa, e Dona Lourdes (em primeiro mandato) confirmaram sua renúncia à bancada municipal do PSB, depois de participar de reunião no Hotel Paraná Suite, nesta terça-feira (23), convocada pelo vice-prefeito Luciano Ducci, quando 512 militantes se desligaram do partido.
A insatisfação coletiva dos integrantes do partido socialista foi determinada pelo desprestígio do diretório estadual, centralizada em seu presidente Severino Nunes de Araújo. Além dos três vereadores, mais dois administradores regionais da CIC e Boa Vista, suplentes e integrantes dos setores feminino e jovem do partido, assinaram a carta de renúncia. Entre eles, o ex-vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, que também saiu do partido, com retorno previsto para o PDT.
Mario Celso queixou-se de que o desprestígio em relação a seu nome começou pelo convite do comunicador Ratinho, com quem trabalhou na emissora Eldorado. “Essa aproximação profissional custou-me o convívio partidário”, explicou o líder. O parlamentar fez um retrospecto das trocas partidárias a que estão submetidos os que têm necessidade de acompanhar poder. “Por causa disso, ficamos com nossa história política manchada, como é o caso de agora, que muitas vezes o eleitor desconhece”, disse.
Aparteado por diversos vereadores de outras legendas, Mario Celso concordou com Paulo Salamuni (PV) e Jônatas Pirkiel (PL). Os dois parlamentares lembraram fatos desagradáveis de seus partidos anteriores, que os obrigou à troca. Salamuni recentemente saiu do PMDB, depois de longos anos defendendo suas cores partidárias, para entrar no PV. A isso o vereador se referiu dizendo que “uma democracia tem que ter partidos fortes, de estrutura nacional ou não é democracia”.
O vereador Angelo Batista (PP) fez convite a Mario Celso, Michelle Caputo Neto, Manassés, Luciano Ducci e Dona Lourdes, para ingressarem no PP, o Partido Progressista.
O mesmo convite foi feito pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), que comentou que “o Brizola morreu e o PDT continua crescendo. Miguel Arraes morre e o PSB diminui”.
O vereador André Passos (PT) desejou tranqüilidade aos parlamentares do PSB na escolha de um novo partido.
Mario Celso Cunha e Dona Lourdes devem aguardar um pouco para definir em que partido deverão ingressar, enquanto Manassés Oliveira anuncia em breve sua nova legenda, já que almeja eleição no próximo ano.