Vereadores estreiam painel eletrônico de votações
Na sessão desta terça-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal utilizaram pela primeira vez na história da instituição o sistema eletrônico para registrar o voto e a presença em plenário. O dispositivo, ainda em teste, faz parte do pacote de modernização do Palácio Rio Branco, que agora conta com novas ferramentas de áudio e vídeo, o que possibilitou a transmissão das sessões via internet.
Na opinião do presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), a medida é um avanço e contribui para a “transparência absoluta” do trabalho parlamentar. “Todos já sabem que não há mais possibilidade de qualquer votação secreta na Câmara e agora fica mais fácil para a população acompanhar como votam os seus representantes. Cada um tem que apresentar satisfação de sua conduta pessoal”, afirmou. (com sonora)
Salamuni explicou que os vereadores confirmaram presença e votaram com uma senha genérica, mas garantiu que será criada senha exclusiva para cada parlamentar, que somente poderá ser utilizada no dispositivo instalado em sua própria bancada. Ele ressaltou, ainda, que os sistemas estão sendo testados e que todos os procedimentos estão sendo acompanhados por técnicos da empresa que instalou os equipamentos.
Diversos vereadores cumprimentaram a Mesa Diretora pela iniciativa e destacaram o aumento da transparência, bem como do controle social sobre os mandatos parlamentares.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba