Vereadores elogiam imagem de Curitiba em evento internacional
Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. Na foto, Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
De volta da 10ª edição do Smart City Expo World, realizado na Espanha, na semana passada, os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Professor Euler (PSD) contaram aos parlamentares, nesta segunda (22), quais foram suas impressões sobre a participação da capital do Paraná em um dos maiores eventos mundiais dedicados às cidades inteligentes. “O que vimos em Barcelona, e que me deixou muito feliz, é saber como Curitiba está na vanguarda e como isso pode se transformar em impacto real na vida das pessoas”, elogiou Petruzziello.
Para o vereador, que é líder do governo no Legislativo, ficou de lição que “o desafio para o legislador é não travar o ecossistema de inovação, acompanhando temas inovadores com leis seguras”. Além de enfatizar a tônica do evento nas práticas ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance, ou seja, Meio Ambiente, Sociedade e Governança) Petruzziello opinou que “os órgãos de controle precisam se aprimorar, para que contratos [com iniciativas inovadoras] possam ser estabelecidos de forma segura e que a fiscalização aconteça de forma natural, sem o pânico sistemático do dia a dia”. Para ele, a Lei de Licitações, por exemplo, “é uma das mais antiquadas do Brasil”.
Corroborando a fala de Petruzziello, Professor Euler sugeriu que os dois parlamentares gravem uma palestra com os destaques do evento, que ambos acompanharam presencialmente. A ideia é usar a estrutura da Escola do Legislativo da CMC para disponibilizar esse conhecimento aos parlamentares e à comunidade. “Tecnologia e inovação são essenciais, mas se não houver a preocupação com o ser humano de nada adianta. Os desafios para criar uma cidade inteligente são enormes, mas as oportunidades são incríveis. Nessas cidades, em algum momento, em algum lugar, a indústria tradicional dá lugar à indústria do conhecimento, então precisamos investir na retenção de talentos na nossa cidade”, completou.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, foi um dos palestrantes do evento internacional, participando da discussão sobre o futuro da infraestrutura urbana nas grandes cidades. Ele apresentou o projeto do Bairro Novo do Caximba e conversou com empresários franceses, cujo país financia a obra, sobre a iniciativa (leia mais). No evento, o Plano de Retomada Econômica de Curitiba foi eleito um dos seis mais inovadores do mundo, conforme noticiado pela prefeitura (confira aqui).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba