Vereadores e sociedade discutem esporte e lazer

por Assessoria Comunicação publicado 05/10/2005 15h50, última modificação 02/06/2021 08h41
Aconteceu nessa quarta-feira (05), no auditório do anexo II da Câmara de Curitiba, o seminário “Esporte e Lazer nas cidades: direitos de todos”, uma iniciativa dos vereadores André Passos (PT) e Luizão Stellfeld (PCdoB), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Professores de Educação Física, profissionais ligados à área esportiva e representantes das secretarias do Esporte e Lazer, de Assuntos Metropolitanos e da Educação de Curitiba e de diversos municípios da região metropolitana da capital e do interior do Estado puderam debater questões relativas ao esporte e lazer com André Passos, Luizão Stellfeld e Aladim Luciano, com o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (do Ministério do Esporte), Luis Fernando Veronez, e com o coordenador estadual da rede do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e Lazer da UFPR, Fernando Mezzadri.
Palestras
Fernando Mezzadri trouxe informações sobre pesquisa do Centro de Desenvolvimento sobre o que vem sendo praticado nos 399 municípios do Paraná no quesito esporte e lazer. Segundo o coordenador, existe um professor responsável por cada uma das sete áreas que a pesquisa aborda: equipamentos e espaços, hábitos das pessoas, terceira idade, análise dos projetos de esporte para crianças, criação do Centro de Memória, análise sociológica do que se faz em esporte e lazer e análise da gestão pública. “A pesquisa já foi feita em Piraquara, em novembro será realizada em Araucária e, no ano que vem, cumprirá uma agenda em diversos municípios”, afirmou Medrazzi.
Luis Fernando Veronez iniciou sua apresentação falando da dificuldade na obtenção de informações sobre o setor esportivo brasileiro, já que o único levantamento feito sobre o segmento no País é de 1971. “Estamos dando os primeiros passos na busca por um levantamento atual, produzindo relatórios em parceria com o IBGE”, disse.
O coordenador também falou aos presentes sobre o Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, que visa valorizar a cultura esportiva existente no município. “No programa, é o gestor público municipal que diz as ações que devem ser feitas e nós damos as condições para executá-las, através de convênios”, explicou. Segundo Veronez, para implementar o programa, o gestor público da cidade interessada deve acessar o site do Ministério (www.esporte.gov.br), clicar no link da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, preencher a planilha do programa e então a própria secretaria entrará em contato com o município.