Vereadores e servidores legislativos do interior conhecem a Câmara
A Câmara de Vereadores de Curitiba recebeu a visita, nesta quinta-feira (26), de servidores legislativos e vereadores de 13 cidades do interior paranaense, de Santa Catarina e de Rondônia. O grupo, formado por 20 pessoas, entre essas 6 parlamentares, está na cidade para participar de um curso de três dias, focado nas rotinas de trabalho de câmaras municipais, oferecido pela Escola de Gestão Pública – Unipública.
A visita técnica ao Legislativo teve o objetivo de apresentar a sistemática e dicas sobre providências e procedimentos adotados pela Casa. Segundo o coordenador da escola, Bruno Ávila, a instituição sempre busca a parceria da Câmara de Curitiba para atividades voltadas ao legislativo, como referência no estado.
Servidores da Diretoria de Cerimonial e de Segurança apresentaram a rotina de atendimento ao público externo. Representando os 38 vereadores e a Comissão Executiva, o primeiro-secretário, Bruno Pessuti (PSD), falou sobre sua atuação, sua experiência no segundo mandato e como o parlamentar mais jovem desta legislatura – atualmente com 33 anos de idade.
“O vereador é o político mais próximo da comunidade. E se quiser se dedicar, ele se dedica 20 horas por dia”, afirmou Pessuti, quando contava que é comum sua rotina como parlamentar começar às 6h e terminar às 22h. “Diferente de outros colegas [que tem uma atuação focada nos bairros], 80% do tempo estou no gabinete. Até por ser da Comissão Executiva. Meu perfil é mais técnico”, complementou.
O primeiro-secretário ainda explicou como é a rotina de trabalho do plenário, como funciona o processo legislativo e defendeu a necessidade da “multidisciplinaridade no Parlamento” para garantir a representatividade fiel da população. “Temos que ser o espelho da sociedade. [Refletir] o que ela é lá fora aqui dentro. Temos que ter [nas cadeiras de uma câmara municipal] professores universitários, médicos, engenheiros, motoristas e até pedreiros.”
As cidades do Paraná representadas no grupo de vereadores e servidores foram: Boa Ventura de São Roque, Pitanga, Marmeleiro, Iracema do Oeste, Ventania, Guarapuava, Ubiratã, Marilândia do Sul, Jataizinho, Francisco Beltrão e Marialva. Também participaram duas representantes da cidade de Cacoal, Rondônia; e uma de Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba