Vereadores e futuros jornalistas debatem o Legislativo municipal
A possibilidade de futuros jornalistas discutirem com propriedade questões do Legislativo municipal ficou mais próxima da universidade. Na tarde desta terça-feira (14), Ana Maria Melech, professora de redação do curso de jornalismo da Universidade Tuiuti, levou acadêmicos do 4º período para participar da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
“Foi uma espécie de exercício prático sobre a técnica redacional legislativa que muitos formandos ainda não possuem quando saem das universidades”, explicou um dos alunos, o ex-vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, que esteve na Casa em quatro mandatos e também é radialista.
Projeto
A idéia é transformar a iniciativa em projeto permanente da Tuiuti, segundo a professora, que também levará alunos para a Assembléia Legislativa. Vereadores e futuros jornalistas tiveram oportunidade de trocar informações sobre o trabalho legislativo, com as diversas explicações dadas pelo líder do governo na Casa, Mario Celso Cunha (PSDB). O parlamentar falou sobre o funcionamento das sessões e das comissões, incluindo outros setores importantes, para que os futuros formadores de opinião “saibam que um Legislativo não se resume ao plenário. É um todo de atividades processuais de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade”.
O vereador e advogado André Passos (PT) aproveitou para lembrar que graças à visão de sociedade do ex-vereador Jotapê que “o nosso Legislativo saiu na frente com projetos de lei que mudaram o perfil legislativo”. Citou, como exemplo, a introdução da Comissão de Participação Legislativa, um dos mais de 40 projetos do ex-parlamentar.
Opinião
A responsabilidade de jornalistas como formadores de opinião é um dos princípios básicos para que conheçam os procedimentos legislativos. Esta visão, além de ser compartilhada pelos vereadores e acadêmicos conduzidos pela professora Melech, mereceu um certificado do primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT). Este vereador também é da área e compactua com a decisão de um projeto educacional que garanta acessibilidade para alunos das universidades de jornalismo conhecerem, por completo, todo o trabalho desenvolvido pelos vereadores. “Até para que as informações passadas ao público tenham conteúdo explicativo e crítico, ao invés de somente crítico”, comentou.
“Foi uma espécie de exercício prático sobre a técnica redacional legislativa que muitos formandos ainda não possuem quando saem das universidades”, explicou um dos alunos, o ex-vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, que esteve na Casa em quatro mandatos e também é radialista.
Projeto
A idéia é transformar a iniciativa em projeto permanente da Tuiuti, segundo a professora, que também levará alunos para a Assembléia Legislativa. Vereadores e futuros jornalistas tiveram oportunidade de trocar informações sobre o trabalho legislativo, com as diversas explicações dadas pelo líder do governo na Casa, Mario Celso Cunha (PSDB). O parlamentar falou sobre o funcionamento das sessões e das comissões, incluindo outros setores importantes, para que os futuros formadores de opinião “saibam que um Legislativo não se resume ao plenário. É um todo de atividades processuais de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade”.
O vereador e advogado André Passos (PT) aproveitou para lembrar que graças à visão de sociedade do ex-vereador Jotapê que “o nosso Legislativo saiu na frente com projetos de lei que mudaram o perfil legislativo”. Citou, como exemplo, a introdução da Comissão de Participação Legislativa, um dos mais de 40 projetos do ex-parlamentar.
Opinião
A responsabilidade de jornalistas como formadores de opinião é um dos princípios básicos para que conheçam os procedimentos legislativos. Esta visão, além de ser compartilhada pelos vereadores e acadêmicos conduzidos pela professora Melech, mereceu um certificado do primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT). Este vereador também é da área e compactua com a decisão de um projeto educacional que garanta acessibilidade para alunos das universidades de jornalismo conhecerem, por completo, todo o trabalho desenvolvido pelos vereadores. “Até para que as informações passadas ao público tenham conteúdo explicativo e crítico, ao invés de somente crítico”, comentou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba