Vereadores do PFL viajam a Brasília

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2005 19h40, última modificação 21/05/2021 15h55
A bancada do PFL na Câmara de Curitiba embarcou na tarde desta terça-feira (26) à capital federal para convidar o senador Jorge Konder Bornhausen, para a sessão solene em que ele receberá o título de Cidadão Honorário. A solenidade será na próxima segunda-feira (02), às 10h, no Curitiba Master Hall. Também serão homenageados, na oportunidade, César Maia, prefeito do Rio de Janeiro com o título de Cidadão Honorário, e Abelardo Lupion, deputado federal, será Vulto Emérito. São autores das iniciativas os vereadores Roberto Hinça, Sabino Picolo e Fabio Camargo, respectivamente.
Bornhausen
Bornhausen já ocupou diversos cargos, entre eles os de vice-governador de Santa Catarina, ministro, embaixador e senador, em seu segundo mandato, até 2006. Como ministro da Educação, reforçou, no MEC, as preocupações com a erradicação do analfabetismo, da evasão escolar e da repetência. Tratou de melhorar a assistência à criança na rede pública e, em especial, de ampliar e fortalecer o ensino profissionalizante no Brasil, instalando dezenas de escolas técnicas e agrotécnicas.
César Maia
Em 1981, ingressou no Partido Democrático Trabalhista e, no ano seguinte, participou da campanha de Leonel Brizola ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Com a eleição de Brizola, foi nomeado secretário de Fazenda e iniciou sua trajetória de homem público. Em 1986, foi eleito deputado constituinte, sendo reeleito em 1990. Vencendo Benedita da Silva no segundo turno, iniciou um novo modelo de administração. O apoio popular foi grande a ponto de Cesar Maia conseguir eleger seu sucessor e ser eleito prefeito novamente, em 2000, desta vez pelo PFL, para uma administração marcada pela intensificação dos programas anteriores e o lançamento de grandes equipamentos urbanos. Foi novamente reeleito no ano passado.
Lupion
O deputado federal Abelardo Lupion é agropecuarista e empresário. Está em seu quarto mandato como deputado federal, sendo que na última eleição obteve mais de 120 mil votos. Foi eleito, por dez anos consecutivos, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.