Vereadores do interior do estado visitam a Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2012 18h35, última modificação 10/09/2021 08h10
O Legislativo de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita de vereadores e servidores de câmaras municipais do interior do estado e de Santa Catarina. O grupo está na capital para participar de um curso técnico e aproveitou para conhecer as dependências da Casa e trocar experiências.
Após visitar os diversos setores, a comitiva assistiu uma breve palestra no plenário, feita pelo servidor Élcio Pereira, sobre o Sistema de Proposições Legislativas (SPL) e a história da Casa. O grupo, que tem oito parlamentares, também colheu informações sobre o projeto de lei que cria o Estatuto da Juventude no âmbito do município, de autoria do vereador Pedro Paulo (PT).
Em breve explanação, também feita no plenário, o parlamentar explicou os principais aspectos da proposição, ressaltando o pioneirismo de Curitiba em implantar o estatuto em âmbito municipal. De acordo com Pedro Paulo, a proposta visa reafirmar os direitos fundamentais dos cidadãos curitibanos, com idade entre 15 e 29 anos, como acesso à educação, qualificação profissional, emprego, saúde e lazer.
O projeto também estabelece os deveres dos jovens, como o de cumprir a Constituição e as demais leis, além de respeitar e promover os direitos de todos os grupos e segmentos da sociedade. O texto já foi aprovado em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (11), com seis emendas, e retornará à pauta de votação na próxima semana.
Presenças
Os vereadores paranaenses que acompanharam o grupo foram Antonio Cirineu Lopes (PR), de Piraí do Sul; Jair Nogueira (PSDB) e Egon Fischer (PTB), de São Jorge DOeste; Renato Rodrigues Ferreira (PSB), de Cambará; Sueli Boza (PMN), de Campo Magro; Arenildo Hipólito (PSB), de Terra Roxa; e Jocelino Engels (PDT), de Enéas Marques. Cleber Manoel da Silva (PP), de Braço do Norte (SC), foi o único parlamentar presente de fora do estado.