Vereadores discutem fiscalização sobre obras na Arena da Baixada
A Comissão Especial para Acompanhamento da Copa do Mundo-2014 e Olimpíadas-2016 aguarda resposta do Clube Atlético Paranaense sobre as obras no Estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada. O assunto foi pauta da reunião do colegiado realizada na tarde desta quarta-feira (03).
No pedido de informações assinado por diversos vereadores, são solicitados dados e documentos sobre o cronograma da construção, relatório técnico da execução da obra, relatório financeiro e processos licitatórios dos serviços e despesas da obras. O Clube Atlético deve responder até o dia 10 de abril.
Segundo o presidente da comissão, Paulo Rink (PPS), é necessário dispor destas informações para que o colegiado possa fiscalizar o andamento das obras do estádio. “Temos que fiscalizar, saber como estão sendo investidos os recursos”, salientou. Para Valdemir Soares (PRB), está havendo um desencontro de informações. “Acreditamos que haverá uma resposta do Clube Atlético. Mas, também, estamos preocupados com a transparência para o povo de Curitiba”, acrescentou.
Felipe Braga Côrtes, líder do PSDB, destacou que o Tribunal de Contas do Estado – TCE, faz parte dos órgãos a quem compete a fiscalização das obras da Copa, sugerindo que a comissão faça uma reunião conjunta ao TCE. “Ninguém tem acesso à Arena, mas trata-se de dinheiro público”, referindo-se ao valor de mais de R$123 milhões, aprovados por lei municipal, repassados ao clube em títulos de potencial construtivo.
Para Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Casa, a insistência não tem nada a ver com o clube de futebol, mas sim com estádio que foi escolhido para a Copa de 2014. “É obrigação deles zelar pelos recursos que estão recebendo”, destacou. O parlamentar citou ainda as compensações e contrapartidas por parte do clube. “Queremos que sejam oficializadas as compensações e contrapartidas do clube”, acrescentou Valdemir Soares.
Segurança
Cristiano Santos (PV) relatou sua viagem até Manaus, estado do Amazonas, em um evento representando a Câmara, no qual compareceram diversas autoridades na área de segurança, dentre eles representantes de Israel e Espanha. Entre os assuntos discutidos estava a segurança hoteleira. Nesse sentido, existe uma preocupação com turistas que se hospedam em hoteis e acabam sendo vítimas de bandidos que lá estão escondidos. O vereador destacou ainda que é preciso realizar um treinamento com os funcionários de hoteis de Curitiba, para que façam o boletim de ocorrências no próprio estabelecimento, agilizando o processo para turistas que sejam vítimas de crimes.
Aeroporto
Paulo Rink (PPS) representou a comissão na reunião da Câmara Temática da Infraestrutura, da secretaria estadual para Assuntos da Copa. O encontro foi realizado na terça-feira (02), nas dependências do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O vereador relatou que as obras de ampliação e modernização do aeroporto estão avançando. Segundo Rink, os dados apresentados pelo superintendente da Infraero, Antonio Pallu, revelam que os investimentos já superam a marca dos R$ 300 milhões.
Turismo
O vereador Mauro Ignácio (PSB), que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, destacou que é necessário se pensar em obras para o bairro de Santa Felicidade, já que se trata de importante polo turístico e que deve ser valorizado pelo poder público. O parlamentar já protocolou pedido de informações à prefeitura, a fim de saber se haverá recursos destinados àquela região.
Participaram ainda da reunião os vereadores Jorge Bernardi (PDT), Pier Petruzziello (PTB), Professor Galdino (PSDB), Tiago Gevert (PSC) e Toninho da Farmácia (PP). A próxima reunião da comissão será realizada no dia 17 de abril.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba