Vereadores discutem cruzamentos "confusos" na Winston Churchill

por Assessoria Comunicação publicado 05/10/2017 13h50, última modificação 21/10/2021 10h25

Durante a sessão plenária dessa quarta-feira (4), o vereador Ezequias Barros (PRP) falou sobre o protocolo de requerimentos de sua autoria à Prefeitura de Curitiba para a melhoria da sinalização de dois cruzamentos na avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso. Um deles é com a rua Frei Teófilo, no bairro Capão Raso, e o outro, com a Santa Regina, no Novo Mundo (44.13679.2017 e 44.13680.2017, respectivamente). “A gente não sabe por onde passar, ficou um negócio tão estranho, no mesmo lugar existem três espaços para você passar e não sabe por onde entra direito.”

Barros explicou que foi feita uma alteração na área, na gestão passada, que tem causado confusão entre pedestres e motoristas. “Muito complicado, para cruzar na Santa Regina e na Frei Teófilo é um negócio absurdo, horário das seis horas, ônibus cruzando ali... é uma situação muito complicada que precisa ser resolvida”, apontou.

O vereador Tico Kuzma (Pros) informou que, com o vereador Tito Zeglin (PDT), desde o início do ano está em negociação com o Poder Executivo para tentar resolver a questão. “Estive em reunião com o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, e com o administrador regional, João do Suco, para tratarmos desse assunto e a prefeitura já tem um estudo da implantação de um binário, sugestão minha e do Tito. Um binário José Zaleski e Tenente Miguel Cubas e outro que seria Odair Pazello e Santa Regina. Este estudo já está pronto e este ano tem tudo para sair, ou no ano que vem.”

De acordo com Kuzma, há uma proposta provisória para o problema das ruas Frei Teófilo e Santa Regina, enquanto o binário não sai, “para tentar amenizar os impactos e tirar essa dificuldade que os motoristas têm de entender essa sinalização. Hoje há uma confusão, cada um vira para um lado e isso acaba confundindo os motoristas”. Ele garantiu: “A modificação deve sair se não neste mês, no início de novembro”.

Conversa antiga

Tito Zeglin reforçou a necessidade de adequações no cruzamento da Winston Churchill com a Frei Teófilo. “É um caso delicadíssimo, mas a Urbs, só pra esclarecer, na gestão passada, até com emenda parlamentar [dele e de Kuzma] não cumpriu a emenda, não colocou o semáforo lá”, declarou.
 
“Estivemos por diversas vezes em reuniões com a Setran, Prefeitura, Urbs, moradores e comerciantes para a implantação desse semáforo. Entretanto, Urbs e Setran não concordavam com a implantação do semáforo naquela esquina, ou em qualquer outra, pois aumentaria o tempo do percurso dos ônibus”, relatou Kuzma.

Ele narrou ter havido, após diversas mediações, um consenso entre a antiga secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, moradores e comerciantes, para deixar apenas uma travessia. “Entretanto, a Associação Comercial do Capão Raso, em conversa com os comerciantes, organizou um abaixo-assinado e foi contra o fechamento dessas duas travessias. Na sequência, a Setran optou por fazer aquela sinalização que lá está. E realmente tem razão o vereador Ezequias, aquela sinalização é muito confusa.” Helio Wirbiski (PPS) apoiou a iniciativa: “Essa demanda é muito importante para aquela região os vereadores estão irmanados para resolver o problema”.