Vereadores destacam obras e projetos da Prefeitura de Curitiba
Toninho da Farmácia (PDT), Maria Manfron (PP) e Ezequias Barros (PRP) elogiaram, na sessão desta quarta-feira (4) da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Curitiba. O primeiro parlamentar agradeceu a Secretaria Municipal de Obras por buscar soluções para as enchentes na CIC, tema que gerou um debate em plenário, enquanto os demais comentaram, respectivamente, a inauguração do Clube da Gente, nessa segunda-feira (2), e melhorias no trânsito após a implantação do Ligeirão Norte-Sul.
Ainda no pequeno expediente, Toninho agradeceu o Executivo, em especial a Secretaria Municipal de Obras Públicas, por acompanhá-lo na semana passada em visita à Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a regiões cortadas pelo rio Barigui, para verificar solução para os alagamentos provocados por temporais. Segundo o vereador, identificou-se que em obras de desassoreamento foram “baixados” os taludes, também chamados de diques. "A obra ficou bonita, mas jogaram a água [de quando chove] para a casa das pessoas", apontou. Ele afirmou que a prefeitura se comprometeu com correção do problema, mas propôs uma sugestão de ato administrativo para “formalizar” o pedido – proposição (203.00036.2018) acatada pelo plenário ainda na sessão desta quarta.
“Para toda ação existe uma reação ou uma resposta. E como resposta tivemos a reação da natureza, que é uma coisa que não podemos conter, a não ser nos prevenindo, nos preparando para isso”, acrescentou Toninho, já na discussão da sugestão ao Executivo. “São famílias de baixa renda”, disse, muitas em situações de desemprego, "que não têm condições de a cada chuva comprar móveis novos". Ele defendeu que a reconstrução do talude no rio Barigui, da rua Vicente Michelotto até as Moradias Vitória Régia, utilizará recursos do PAC. Também afirmou já ter alocado R$ 1,4 milhão em emendas para a região desde seu primeiro mandato, na legislatura passada, metade do recurso ainda não foi liberado.
No debate da proposição, Rogério Campos (PSC) lembou que mora no Tatuquara, região também atingida por alagamentos. “Eu já fiquei com água no peito para ajudar a população. Isso tem que ser prevenido”, argumentou. Morador da CIC, assim como Toninho, Zezinho Sabará (PDT) comentou que “já nos encontramos várias vezes às margens do rio Barigui, tentando ajudar da melhor forma possível. Estamos juntos nesta luta". "O vereador é o político que mais está perto do povo", acrescentou Colpani (PSB). Já Oscalino do Povo (Pode) citou a audiência pública de sua iniciativa, que será realizada na Câmara, no dia 18 de abril, para debater o controle de enchentes do rio Pinheirinho.
Clube da Gente
Maria Manfron agradeceu o prefeito Rafael Greca pela retomada das obras e inauguração do Clube da Gente, o quarto de Curitiba. “Vai atender 2,5 mil pessoas por mês. É uma excelência de uma obra, um lugar muito bonito”, disse. Segunda ela, o equipamento público recebeu o nome de Germano Francisquini. “Foi um líder de Santa Felicidade”, explicou. A vereadora afirmou que o homenageado idealizou, por exemplo, a Festa do Vinho, que anualmente atrai milhares de pessoas. “Curitiba está voltando”, completou. Ela também falou do anúncio, nessa segunda, do novo viaduto do Orleans, pelo prefeito e pelo governador Beto Richa.
Transporte coletivo
Ezequias Barros disse ter assistido reportagem, nesta manhã, que apontou melhoria no trânsito devido à implantação do Ligeirão Norte-Sul, apesar das reclamações iniciais. “Quero parabenizar o prefeito. Quando a gente vê um problema caminhando, melhorando, e as pessoas tendo uma melhor condição de viajar nos ônibus”, declarou. Ex-cobrador, o vereador defendeu que os veículos do transporte coletivo são um “patrimônio de todos” e criticou os fura-catracas – chamados por ele de “vândalos”.
“A gente vê que as coisas vão se acertando, vão melhorando. A gente vê obras acontecendo na cidade toda. Nós vereadores da base que votamos para que houvesse essas mudanças sofremos os percalços no começo do ano passado e agora começam a ocorrer os benefícios daquilo que semeamos”, continuou Barros, em referência à votação dos projetos de ajuste fiscal. “Estávamos ao lado da população, para que houvesse mudança. Agora alguns virão junto com a gente [com a base].”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba