Vereadores destacam apresentação de Curitiba como sede do Mundial

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2013 18h00, última modificação 13/09/2021 11h18
A representação da Câmara de Curitiba no Goal to Brasil, atividade promovida pela Embratur com o objetivo de divulgar as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, foi destaque na sessão plenária desta segunda-feira (18). No dia 12 de março aconteceu a 10ª edição do evento, em Londres, Inglaterra, onde o Paraná era o estado anfitrião.

A delegação curitibana foi formada pelo secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha; secretário estadual do Turismo, Jackson Pitombo; presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires; pelo líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT); pelo presidente da Comissão Especial da Copa, Paulo Rink (PPS), entre outras autoridades.

Segundo Pedro Paulo, o encontro entre brasileiros e estrangeiros teve o intuito de “apresentar os atrativos da capital, para que os turistas não venham somente assistir os jogos, mas também conhecer os pontos turísticos, a cultura e a culinária local”. Paulo Rink, por sua vez, destacou a presença de mais de 30 operadoras de turismo.

“Conseguimos atingir nosso objetivo, que é divulgar a cidade como ponto turístico. Curitiba está entre as mais preparadas do país para receber os turistas da Copa”, disse Rink, que informou que todas as informações relacionadas à participação de Curitiba no Goal to Brasil serão repassadas aos membros da comissão.

A expectativa dos estrangeiros em relação ao Brasil também foi lembrada pelo líder do governo. “Há uma ansiedade muito grande lá fora, sobre a realização da Copa no Brasil, considerado o país do futebol. Confio muito na nossa organização, mas vejo pouco destaque positivo ao nosso legado. Apostar nessa capacidade vale à pena”, frisou.

Os vereadores também assistiram ao vídeo que apresentou Curitiba e o estado do Paraná em Londres. Pratos típicos, como o tradicional barreado, e o som do grupo Quintina, que tem em seu repertório ritmos como samba, frevo, xote e baião, foram destacados na apresentação à mídia inglesa, operadoras e agências de turismo européias.

Fan Fest
 
De acordo com Paulo Rink, o projeto da Fan Fest de Curitiba foi aprovado pela FIFA e servirá como modelo para as outras cidades-sede brasileiras. A Fan Fest (festa dos fãs) será um local de concentração para os torcedores que não conseguiram comprar ingressos e poderão assistir aos jogos em telões. Na capital paranaense, a estrutura será montada no Parque Barigui, com capacidade para até 35 mil pessoas.

Goal to Brasil
 
O projeto Goal to Brasil seguirá ainda para o Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu), México (Cidade do México) e EUA (Nova York). As edições anteriores passaram pelo Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Argentina (Buenos Aires), França (Paris), Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Espanha (Madri), Itália (Milão) e Alemanha (Berlim).

A ação tem parceria com os Ministérios do Turismo, do Esporte, da Cultura, das Relações Exteriores, dos governos dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede) e da FIFA.