Vereadores declaram apoio aos trabalhadores dos Correios

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2007 16h00, última modificação 17/06/2021 09h55
Os vereadores Roseli Isidoro (PT), André Passos (PT), Pedro Paulo Costa (PT) e o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), entre outros, protocolaram, nesta quinta-feira (13), moção de apoio aos trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A categoria, que entrou em greve por tempo indeterminado, reivindica reposição salarial de 47,77%, referentes, segundo cálculo do Dieese, às perdas acumuladas de 1994 a 2006. Em assembléias realizadas por todo o País, nesta quarta-feira (12), foi rejeitada a proposta da direção da empresa, de 3,74% de aumento real a partir de janeiro do ano que vem e abono de R$ 400, parcelado em duas vezes.
O tráfego diário de correspondências no Paraná, conforme dados divulgados pela imprensa, é, em média, de 1,2 milhão de cartas simples, além de 60 mil cartas registradas e 30 mil encomendas por Sedex. No Brasil, são movimentados por dia quase 35 milhões de objetos.
Roseli Isidoro, que propôs a moção, lembra que, neste ano, a Regional Paraná da ECT recebeu homenagem na Câmara Municipal de Curitiba pela conquista da primeira colocação, com desempenho ouro e pontuação recorde, entre as 27 regionais do País no Prêmio Qualidade dos Correios. “Essa conquista, sem dúvida, se traduziu no resultado da competência, do esforço e dedicação dos 6 mil trabalhadores dos Correios no Paraná, aliado ao forte investimento em capacitação, tecnologia e infra-estrutura, parcerias com clientes, fornecedores, autoridades e lideranças do Estado”, destaca a parlamentar.
Para os vereadores que assinaram o documento, “diante da importância que representa a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o País e, em especial, o seu patrimônio maior, traduzido nas centenas de trabalhadores que são os principais responsáveis pelo padrão de excelência dos serviços prestados, é que indiscutivelmente reside nossa tarefa de apoiar esta categoria, até para que a sociedade brasileira e cada cidadão continuem sendo beneficiados com o atendimento qualificado e sempre atencioso de cada um destes profissionais”. E completam: “especialmente, aqueles que atuam arduamente no dia-a-dia, sob sol e chuva, merecendo o nosso reconhecimento, que são os carteiros”.
Os parlamentares manifestam, ainda, o entendimento da necessidade de que se estabeleça o diálogo, através do governo federal, presidência da ECT e federação nacional que representa a categoria, “na perspectiva de que a pauta justa de reivindicação seja atendida”.
A moção de apoio será encaminhada aos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Comunicações, Hélio Costa; ao presidente da ECT, Carlos Henrique Custódio, e ao diretor regional da empresa no Paraná, Itamar Ribeiro.