Vereadores debatem anteprojeto do Plano Diretor

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2015 18h00, última modificação 29/09/2021 07h00

Vereadores da Câmara Municipal participaram, nesta sexta-feira (6), da plenária que debate o anteprojeto de revisão do Plano Diretor de Curitiba. A matéria deve ser aprovada neste sábado (7) e encaminhada ao prefeito Gustavo Fruet para a elaboração da mensagem que será protocolada no Legislativo, com as novas diretrizes para a cidade.

Participam da discussão integrantes do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), entre eles os vereadores Serginho do Posto (PSDB) e Helio Wirbiski (PPS), e mais 80 delegados, que devem apresentar emendas ao texto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).

A Câmara também encaminhou suas sugestões para o debate, após ter realizado oito audiências públicas em 2014 sobre temas relacionados. Ao todo, foram 102, segundo  Serginho do Posto.

Durante esta sexta-feira, os temas da plenária foram subdivididos em quatro câmaras temáticas: habitação e paisagem urbana; estruturação urbana e ambiental; política econômica e social; e mobilidade e transporte.

“O anteprojeto foi elaborado com técnicos do Ippuc e de outras secretarias, junto ao Concitiba. É um assunto que está sendo debatido desde 2013”, lembrou Serginho. Para ele, na Câmara Municipal, espera-se que todos os vereadores participem efetivamente do debate.

“Acredito que vai demorar alguns meses para que possamos fazer esta revisão com muita clareza e abrindo para que a população possa participar com suas considerações e reivindicações. Como o projeto é complexo e merece uma atenção especial, teremos até o final do ano para aprová-lo”, avaliou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), que esteve na abertura dos trabalhos, destacou duas pautas de reivindicações. “23% das sugestões estão relacionadas à mobilidade urbana e outros 12% referentes a questões ambientais”, pontuou.

O parlamentar lembrou que a prefeitura também promoveu audiências públicas para ouvir a população. “As discussões correram lado a lado, já que a Câmara vem acompanhando o assunto desde o começo. O projeto final, entrando agora no Legislativo, vai exigir um pouco mais de discussão e envolvimento, mas vamos tentar acelerar. Acredito que vai sair um trabalho com o extrato do que Curitiba precisa”, avaliou.

A plenária expandida do Concitiba ocorre no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, até as 18 horas de sábado.

Leia mais:
Com relatório do Plano Diretor, Urbanismo encerra ano de 2014