Vereadores de Curitiba prestam contas dos trabalhos no ano de 2023
Após a sessão plenária, os vereadores de Curitiba posaram para foto oficial. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Vereadores aproveitaram as últimas sessões plenárias de 2023, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para prestar contas de seus mandatos à população. O primeiro balanço foi apresentado por João da 5 Irmãos (União), nesta terça-feira (19). Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou as ações voltadas à área social, ao esporte e à saúde.
“Nosso mandato tem como foco as pessoas, o cuidado com as pessoas. Por exemplo, a destinação de recursos para assistência social, que é aproximadamente 30% do nosso recurso [aportado] às emendas”, afirmou. Ele agradeceu ao secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, pela implantação de unidade do Programa Mesa Solidária no bairro Cajuru, pela qual “trabalhamos arduamente, durante aproximadamente dois anos”.
Com a oferta de refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social, o espaço foi inaugurado no mês de setembro. “O Mesa Solidária é um projeto muito importante de combate à fome”, declarou. O esporte, continuou João da 5 Irmãos, “é uma ferramenta de inclusão social” que também recebeu grande parte de suas emendas parlamentares.
Ele também falou dos trabalhos na Comissão de Saúde e Bem-Estar Social, da qual é vice-presidente. Os presidentes das comissões de Saúde, Alexandre Leprevost (Solidariedade), e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, Maria Leticia (PV), também apresentaram os respectivos relatórios de atividades em 2023 (os balanços dos colegiados permanentes e de outras atividades da Câmara Municipal serão publicados ao longo do mês de janeiro).
Na manhã desta quarta-feira (20), última sessão plenária de 2023, outros vereadores fizeram suas prestações de contas. Toninho da Farmácia (União) frisou os trabalhos no bairro CIC. Segundo ele, o Executivo acatou 50 de suas reivindicações por asfalto novo na região, 20 dos pedidos para a Vila Verde e 21 para ruas do Barigui. Toninho relatou que seu gabinete fez uma série de solicitações para o Tatuquara, também contempladas pela administração.
O parlamentar agradeceu ao prefeito e ao vice, Rafael Greca e Eduardo Pimentel; às secretarias municipais do Governo, de Obras Públicas e do Meio Ambiente; e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) pela execução das obras. “Agradeço a toda a Prefeitura pelo carinho e pelo atendimento que tem dado ao povo dos nossos bairros da cidade de Curitiba”, concluiu.
Na sequência, Nori Seto (PP) avaliou que 2023 “foi um ano muito produtivo”. “Protocolamos um grande número de proposições com pedidos de melhoria para diversos bairros de Curitiba. Foram também cerca de 30 sugestões ao Executivo protocoladas, desejando contribuir com a gestão pública, com a Prefeitura Municipal de Curitiba”, enumerou.
“Protocolamos cerca de 180 pedidos oficiais de informação ao Município, exercendo nossa prerrogativa de fiscalização do Poder Executivo e também para poder embasar [com as respostas] nossos projetos de lei, requerimentos e outras proposições”, continuou, sobre a produção legislativa no último ano. “Até o momento, nós protocolamos 12 projetos de lei, a maioria de forma individual, mas alguns de forma coletiva.
Entre os projetos de sua autoria, Seto frisou a regulamentação dos espaços pet friendly, parceria com o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) que deu origem à lei municipal 16.179/2023. Outras leis de sua autoria, pontuou, foram a inclusão da Bienal de Quadrinhos e do Shinobi Spirit, maior evento de cultura pop Paraná, no calendário oficial de eventos de Curitiba (respectivamente, 16.226/2023 e 16.224/2023).
“Temos que destacar também outros cinco projetos de lei que nós protocolamos esse ano, que consideramos de relevância para a nossa cidade”, pontuou. O vereador citou, ainda, a criação da Frente Parlamentar de Infraestrutura e da Segurança das Escolas, da qual ele foi presidente e agora é o vice; a participação nas comissões de Meio Ambiente e de Educação; e a representação do Legislativo nos conselhos municipais de Meio Ambiente e de Cultura.
Herivelto Oliveira (Cidadania) agradeceu aos funcionários da Casa e à equipe de seu gabinete por “mais este ano passado aqui na Câmara de Curitiba, um ano produtivo”. “Um ano em que nós fizemos muitas visitas pela nossa Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação e principalmente, pela criação e o desenvolvimento da Comissão de Transporte e Tarifa Zero, que apresentou seu final relatório na última segunda-feira [18], onde nós estamos elencando todas as possibilidades de baixar o valor da tarifa em Curitiba”, disse o vereador, que presidiu o colegiado especial.
Agradecimentos finais
No fim dos trabalhos desta manhã, o líder da base, Tico Kuzma (PSD) agradeceu “pelo ano produtivo que tivemos”. Leprevost, pelo trabalho dos intérpretes de Libras das sessões plenárias da CMC, Wagner Silva Machado, Rafaela Raissa Oliveira Castillo e Fernanda Mota Fontoura. Hernani (PSB) ressaltou a colaboração dos funcionários terceirizados, que no começo da semana participaram de uma ação de fim de ano, organizada pela Diretoria de Patrimônio e Serviços (DPS). “Feliz Natal”, desejou Ezequias Barros (PMB), “e que o Ano Novo de todos venha acompanhado de muitas bênçãos”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba