Vereadores de Curitiba lamentam morte de Luciano Pizzatto

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2018 12h35, última modificação 26/10/2021 09h39

“Lamentamos em nome dos vereadores o falecimento de Luciano Pizzatto (PRTB) e externamos nossos sentimentos à família, à dona Dora Pizzatto e aos três filhos do casal”, disse o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), na sessão desta quarta-feira (21). Um minuto de silêncio foi respeitado em homenagem a Pizzatto. Serginho leu em plenário a biografia do político, que por cinco vezes representou o Paraná na Câmara dos Deputados, presidiu a Compagás e, atualmente, coordenava o escritório do governo estadual em Brasília.

“Pizzatto estava na maturidade da vida pública e sempre participou das atividades políticas do Estado”, elogiou Julieta Reis, solidarizando-se em nome do partido Democratas, no qual Luciano Pizzatto militou desde a década de 1990 – quando a agremiação ainda se chamava PFL. “Fomos contemporâneos no PFL e posso dizer que o Luciano [Pizzatto] sempre foi um deputado estadual muito atuante, ligado à área ambiental”, completou a vereadora.

Próximo da família, Tico Kuzma (Pros) também registrou em plenário o passamento do político, cujo filho, Pedro Pizzatto, já disputou eleições proporcionais em “dobradinhas” com o vereador – quando candidatos fazem campanha juntos para os cargos de deputado estadual e federal, por julgarem terem eleitores semelhantes. Maria Manfron (PP) relatou ter conversado com Luciano Pizzatto dias atrás, e que ele “estava contente acompanhando a vice-governadora Cida Borghetti [em eventos de governo]”. Pier Petruzziello (PTB) e Paulo Rink (PR) também registraram seu pesar com a morte do político.

Curitibano de nascimento, Luciano Pizzatto completaria 61 anos de idade nesta sexta-feira. Ele cursou engenharia florestal na UFPR na década de 1970, depois tornando-se professor colaborador na mesma universidade. Era especialista em direito socioambiental pela PUC do Paraná. Foi deputado federal cinco vezes, nas quais protocolou 205 proposições legislativas. É autor de três leis federais, com destaque para a ampliação dos limites do Parque Estadual do Superagui, no litoral paranaense. Até o momento não há informações sobre velório e enterro.