Vereadores de Curitiba lamentam falecimento de Dom Moacyr Vitti

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2014 11h30, última modificação 24/09/2021 09h40

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), adiantou nesta sexta-feira (4) que, na próxima sessão plenária, os vereadores apresentarão um voto de pesar pelo falecimento do arcebispo metropolitano de Curitiba. Dom Moacyr José Vitti, referência da Igreja Católica Apostólica Romana na cidade, tinha 73 anos e sofreu uma parada cardíaca, em casa, ontem à tarde. Luto oficial de três dias foi decretado pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, no mesmo dia.

“A Câmara Municipal está de luto pela morte de Dom Moacyr José Vitti. Ele era um arcebispo envolvido nos assuntos da comunidade. Assumia posicionamentos nas questões públicas e evangelizava com humildade e devoção”, afirmou Paulo Salamuni. Na próxima segunda-feira (30), será realizada a última sessão do primeiro período legislativo de 2014. Após isso, em atendimento ao regimento interno, é respeitado um mês de intervalo até a retomada das votações, em agosto. Em julho, a instituição funcionará normalmente.

Natural de Piracicaba (SP), dom Moacyr nasceu em 30 de novembro de 1940. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Gasper Bentoni, em Campinas (SP). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1967 e nomeado bispo em novembro de 1987. De 1988 a 2002, foi bispo auxiliar de Curitiba (PR), onde tornou-se responsável pelas paróquias da periferia da cidade, pelas pastorais, movimentos, associações e ensino religioso. Foi bispo de Piracicaba (SP), de 2002 a 2004, quando foi transferido para Curitiba como arcebispo.