Vereadores da região metropolitana trabalharão juntos em 2011

por Assessoria Comunicação publicado 27/12/2010 15h05, última modificação 01/07/2021 11h45
A Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba, presidida pelo vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), completa o ano de 2010 com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com os parlamentares dos municípios vizinhos. Com o apoio da Associação de Câmaras de Vereadores do Paraná (Acampar), será realizado um encontro entre políticos das 26 cidades no próximo ano.
“A reunião será importante para incrementar o que já realizamos em 2010, a partir das questões do transporte público, gestão do lixo domiciliar e qualidade das águas e rios, por exemplo”, explica Sabbag Filho. Para ele, um papel relevante será desempenhado pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Câmara de Curitiba e responsável pelo segmento metropolitano da associação de vereadores. “Ele reúne as condições necessárias para aglutinar os vereadores da região”, completa o parlamentar.
Balanço
Criada em maio deste ano, a comissão acompanhou os temas de repercussão metropolitana em debate na Câmara. Esteve junto da Comissão do Lixo durante o processo de encerramento do Aterro da Caximba e desembaraçamento da licitação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos de Curitiba (Sipar). Em conjunto com os vereadores de Pinhais, procurou soluções para as frequentes enchentes provocadas pelo Rio Atuba na divisa entre as duas cidades, com prejuízos para moradores do Bairro Alto, na capital. Durante a Conferência Nacional das Cidades, apoiou a criação de parlamentos metropolitanos, para o desenvolvimento de soluções integradas nas áreas de segurança pública, meio ambiente e mobilidade urbana.
“Tudo o que conseguirmos fazer para a integração dos órgãos que trabalham em conjunto com a região metropolitana será importante. Precisamos que entidades como a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a nossa própria secretaria e a Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) se sentem à mesa para planejar. Desta forma, fica mais fácil executar as obras”, afirmou o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Paulinho Dalmaz, durante reunião com a comissão na Câmara Municipal.
Sabbag Filho (PSDB) distribuiu entre os colegas vereadores o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba – Estratégias e Propostas, elaborado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). “É uma sugestão de como se desenvolver a região metropolitana. É importante que o Legislativo esteja familiarizado com este plano”, ressaltou o parlamentar. Integram a comissão os vereadores Aladim Luciano (PV), Dona Lourdes (PSB), João do Suco (PSDB), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Julião Sobota (PSC), Tito Zeglin (PDT) e Noemia Rocha (PMDB), que substituiu Algaci Tulio (PMDB) durante o período em que ele esteve no governo estadual.
Lactec
Em 2011, Sabbag Filho deixa a comissão na Câmara Municipal para assumir a presidência do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a convite do governador eleito, Beto Richa. “Vou manter a interação com a Comissão de Assuntos Metropolitanos, que nós ajudamos a criar. A minha intenção, ao assumir o Lactec, é manter o foco nas regiões metropolitanas. É nestas cidades que estão concentradas as indústrias”, informa  o vereador.