Vereadores de Curitiba da 19ª legislatura serão diplomados na próxima quinta

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/12/2024 12h50, última modificação 13/12/2024 13h32
Diploma da Justiça Eleitoral habilita vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos à posse nos respectivos cargos, solenidade que será no dia 1º de janeiro de 2025.
Vereadores de Curitiba da 19ª legislatura serão diplomados na próxima quinta

Já diplomados, vereadores eleitos têm, no dia 23 de dezembro, a sessão preparatória para a nova legislatura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quinta-feira (19), a partir das 16 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conduz a diplomação dos vereadores eleitos para a 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A cerimônia será realizada no Grande Auditório do Teatro Positivo e também contará com a entrega dos diplomas do prefeito eleito para a capital, Eduardo Pimentel, do vice-prefeito, Paulo Martins, e dos primeiros suplentes dos vereadores.

 O diploma da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem o mandato eletivo, a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Já diplomados, os vereadores eleitos participam, no dia 23 de dezembro, segunda-feira, a partir das 9h, da sessão preparatória da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba.

A atividade, assim como a diplomação, é um rito legal que antecede a solenidade de posse. A sessão preparatória ocorre no Palácio Branco, sede do Poder Legislativo da capital paranaense, e é aberta à população. Também haverá a transmissão, em tempo real, pelo  YouTube da Câmara de Vereadores de Curitiba.

Nas eleições de 2024, a Câmara de Curitiba registrou uma renovação de 52%, a maior dos últimos 30 anos. Ou seja, das 38 cadeiras do Legislativo, 20 serão ocupadas por novos vereadores. No ano que vem, a bancada feminina será recorde, com 12 parlamentares (confira, na página do Curitiba Decide, tudo o que aconteceu no último processo eleitoral).