Vereadores conhecem trabalho do Clube Soroptimista

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2011 19h50, última modificação 06/08/2021 09h56
Representantes do Clube Soroptimista Internacional de Curitiba, maior organização mundial de prestação de serviços voluntários para mulheres de todas as idades, participaram da sessão plenária desta quarta-feira (23), na Câmara de Curitiba. O convite foi da vereadora Julieta Reis (DEM), que saudou as representantes na tribuna da Casa. De acordo com a parlamentar, o serviço voluntário feminino está presente em cerca de 125 países, exercido por cerca de 95 mil profissionais de diversas áreas e conhecido no Brasil desde a década de 30. “O clube da capital paranaense é o segundo mais antigo da América do Sul, fundado em 1957.” Para as integrantes da entidade, o primeiro vice-presidente da Casa, vereador Sabino Picolo (DEM), anunciou que Julieta Reis, a partir desta quarta, passava a integrar o clube.
Julieta Reis afirmou que as soroptimistas são mulheres que não aceitam somente passar pela vida. São pessoas que acreditam que a grande missão dos seres humanos é tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram. “Soroptimista Internacional é uma organização mundial de mulheres profissionais e de negócios, que desenvolve projetos de serviço à comunidade, e que se dedica à promoção dos direitos humanos e do Estatuto da Mulher”, disse. Entre as causas defendidas pelo grupo, está o combate da violência contra a mulher e a garantia de acesso ao mercado de trabalho.
Reconhecimento
A governadora eleita para o biênio 2010/12, Mariza Soares de Azevedo, ocupou a tribuna para falar sobre a organização e também ações pela entidade em prol das mulheres por todo o mundo. Grande parte do discurso foi dedicado à colega de clube Chloris Casagrande Justen, que recebeu votos de louvor da vereadora Julieta Reis durante a visita. Segundo Mariza, Choris é presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e conselheira de diversas entidades, entre outras atividades. “É escritora e poeta, com livros, ensaios e artigos publicados, pertence à Academia Paranaense de Letras, Academia de Letras José de Alencar e Academia de Cultura de Curitiba.”
Em seguida, Chloris Justen falou sobre os direitos das mulheres e responsabilidade dos seres humano para a concretização de uma sociedade mais justa e igualitária. “Seremos nós a formarmos novos cidadãos, com nossos exemplos e ensinamentos”, disse.
Empenhadas na manutenção da tradição de tolerância e no reconhecimento de atos de altruísmo, as soroptimistas administram vários programas internacionais. Entre eles, o Programa Contra o Tráfico de Mulheres e Violência Doméstica e o Programa Soroptimistas Celebrando Sucesso. Entre os projetos locais, Prêmio Oportunidade para Mulheres, (o principal projeto), Prêmio Violet Richardson, Prêmio Soroptimista Ruby, Subsídio de Clube Soroptimista para Mulheres e Meninas.
Significado
Soroptimistas, nome formado por duas palavras - "Soror" e "Optinia" - significa melhor para a mulher.