Vereadores conhecem projetos sociais da Gerar
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniram, na sexta-feira (28), para conhecer o trabalho da Gerar, organização social sem fins lucrativos que mantém projetos sociais no Paraná e em Santa Catarina. A entidade organizou o "Café com Vereadores", em que reuniu 23 mandatos, entre parlamentares e assessores. Durante o evento, os convidados conheceram os aprendizes da turma do curso inicial do Programa Aprendiz Legal, implementado há 8 anos pela Gerar. Os jovens foram caracterizados com uniformes de profissões para representar a oportunidade profissional que estão recebendo através do programa de aprendizagem.
Os superintendentes da Gerar Francisco Reinord Essert e Heloisa Arns Neumann apresentaram o histórico de projetos e uma retrospectiva indicando o crescimento durante os 16 anos de atuação da Gerar. Também mostraram as necessidades de melhoria na estrutura da instituição e ampliação na demanda de contratação de jovens aprendizes por empresas parceiras, que podem ser viabilizadas por uma emenda orçamentária coletiva. Segundo a entidade, seria possível aumentar cerca de 25% a quantidade de jovens atendidos pelos programas da Gerar.
Os gestores da entidade também apresentaram o formato de atuação da OS, mostrando como ela se caracteriza e de onde provêm seus recursos e para onde os destina, além de esclarecer alguns detalhes quanto à diferenciação dos programas de aprendizagem e estágio no Brasil. A Gerar participou, em maio deste ano, da Tribuna livre, um espaço democrático em que entidades apresentam seus trabalhos aos vereadores. Na ocasião, Francisco Essert revelou que a instituição já atendeu mais de 20 mil aprendizes em 10 anos. O convite partiu do vereador Cristiano Santos (PV), para falar sobre o tema: “Jovem aprendiz legal e estágios no Paraná e Santa Catarina” (076.00006.2019).
Segundo informações da Gerar, o próprio Cristiano Santos já intermediou outra emenda para a instituição e reafirmou, durante o encontro nesta sexta, o compromisso dele com a Gerar na promoção de projetos sociais. "Conheci a Gerar em 2013, em um programa que realizavam em uma vila periférica de Curitiba. É visível o compromisso que ela tem com quem realmente precisa. Em meio às instabilidades econômicas do país, souberam administrar os recursos providos de patrocínios para garantir que o projeto não acabasse e ainda conseguiram estenderam por meses além do previsto, garantindo que os envolvidos realmente recebessem o tratamento merecido e promovendo resultados significativos", declarou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba