Vereadores conhecem projeto de prevenção
Os vereadores de Curitiba tiveram, nesta quarta-feira (16), a oportunidade de saber mais detalhes sobre o projeto “Conhecer para Prevenir”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Defesa Social em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Atendendo convite do vereador Jair Cézar (PSDB), os representantes das secretarias ocuparam o horário destinado à tribuna livre para falar das ações e objetivos do programa, desde a idealização, no início da gestão do prefeito Beto Richa, em 2005, até os dias de hoje. “Desde a implantação, em 2007, foram orientadas mais de 68 mil famílias”, informaram.
Conforme Jair Cézar, que saudou a equipe na tribuna da Casa, o “Conhecer para Prevenir” é um projeto que orienta estudantes, professores e servidores a adotarem ações preventivas no ambiente escolar e familiar, deixando esses locais mais seguros e com melhor qualidade de vida. Os ensinamentos, disse, não contemplam apenas aspectos pedagógicos infantis. “O treinamento prático realizado possibilita às crianças capacitação e discernimento em situações inesperadas de risco”, destacou, atribuindo o sucesso dos resultados à união das duas pastas.
Os alunos aprendem a lidar com situações de risco que envolvem inundações, deslizamentos, vendavais, tempestades, estiagem, secas, pragas e incêndios. “As crianças podem ter um papel importante nessas ações, podendo alertar seus pais a tomarem medidas preventivas”, avaliou Jair Cézar.
O coronel Renê Roberto Witek, superintendente da SMDS, em nome do secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, sintetizou todo trabalho de capacitação, treinamento e campanhas educativas. Segundo Witek, o primeiro desafio foi buscar mecanismos para criar na comunidade um sentimento de autoproteção. Após inúmeras reuniões e discussões com especialistas, constataram que os atores ideais para efetivar o projeto e levar conhecimento até o público desejado seriam as crianças. “Hoje, se defendem e alertam os pais. No futuro, quando adultos, serão conscientes sobre os efeitos das ações humanas sobre o ambiente”, disse. Para reforçar o processo foi elaborada uma cartilha que complementa os materiais escolares. “Uma comunidade consciente das ameaças pode reduzir os riscos, diminuindo o impacto causado pelos desastres”, finalizou.
Segundo o diretor do departamento de logística da SME, Cilos Roberto Vargas, até hoje, mais de 15 mil professores receberam treinamento, beneficiando cerca de 140 mil crianças, com idade de três meses até as que integram o ensino fundamental. Adequações na estrutura física das unidades de ensino foram realizadas a partir das visitas pela equipe do “Conhecer para Prevenir”. “O desenvolvimento adequado do layout, levando em conta critérios de segurança, como saída de emergência e portas corta-fogo, oferece grandes resultados na prevenção, capazes de minimizar perdas”, esclareceu Vargas.
Conforme Jair Cézar, que saudou a equipe na tribuna da Casa, o “Conhecer para Prevenir” é um projeto que orienta estudantes, professores e servidores a adotarem ações preventivas no ambiente escolar e familiar, deixando esses locais mais seguros e com melhor qualidade de vida. Os ensinamentos, disse, não contemplam apenas aspectos pedagógicos infantis. “O treinamento prático realizado possibilita às crianças capacitação e discernimento em situações inesperadas de risco”, destacou, atribuindo o sucesso dos resultados à união das duas pastas.
Os alunos aprendem a lidar com situações de risco que envolvem inundações, deslizamentos, vendavais, tempestades, estiagem, secas, pragas e incêndios. “As crianças podem ter um papel importante nessas ações, podendo alertar seus pais a tomarem medidas preventivas”, avaliou Jair Cézar.
O coronel Renê Roberto Witek, superintendente da SMDS, em nome do secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, sintetizou todo trabalho de capacitação, treinamento e campanhas educativas. Segundo Witek, o primeiro desafio foi buscar mecanismos para criar na comunidade um sentimento de autoproteção. Após inúmeras reuniões e discussões com especialistas, constataram que os atores ideais para efetivar o projeto e levar conhecimento até o público desejado seriam as crianças. “Hoje, se defendem e alertam os pais. No futuro, quando adultos, serão conscientes sobre os efeitos das ações humanas sobre o ambiente”, disse. Para reforçar o processo foi elaborada uma cartilha que complementa os materiais escolares. “Uma comunidade consciente das ameaças pode reduzir os riscos, diminuindo o impacto causado pelos desastres”, finalizou.
Segundo o diretor do departamento de logística da SME, Cilos Roberto Vargas, até hoje, mais de 15 mil professores receberam treinamento, beneficiando cerca de 140 mil crianças, com idade de três meses até as que integram o ensino fundamental. Adequações na estrutura física das unidades de ensino foram realizadas a partir das visitas pela equipe do “Conhecer para Prevenir”. “O desenvolvimento adequado do layout, levando em conta critérios de segurança, como saída de emergência e portas corta-fogo, oferece grandes resultados na prevenção, capazes de minimizar perdas”, esclareceu Vargas.
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