Vereadores conhecem programa Tudo Aqui

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2010 16h35, última modificação 30/06/2021 15h29
Criado com o objetivo de modernizar a oferta de serviços públicos, reduzindo burocracia e deslocamentos, o programa Tudo Aqui foi detalhado aos vereadores nesta quarta-feira (1º). O diretor de Implantação de Programas Estratégicos da Secretaria de Governo e coordenador do Tudo Aqui, Omar Akel, atendeu convite dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa; João do Suco, líder da bancada tucana, e da liderança do prefeito no Legislativo. Foi recebido em plenário pelo primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT).
A totalidade dos vereadores aprovou a vinda de Akel pelo interesse em conhecer melhor o programa, que concentra a prestação de serviços municipais, estaduais e federais num único local de acesso público, que é a Rua da Cidadania. Curitiba possui nove Administrações Regionais onde estão os núcleos das Ruas da Cidadania, com planejamento de inauguração de uma décima unidade no bairro Tatuquara. O primeiro Tudo Aqui será na Rua da Cidadania do Bairro Novo.
Serviços
Omar Akel frisou aos vereadores que a implantação do programa Tudo Aqui responde ao anseio da administração municipal em oferecer excelência dos serviços. Foram priorizados os princípios de eficiência, qualidade e rapidez para que os curitibanos possam utilizar a gama de serviços necessários, respeitando-se, inclusive, os interesses considerados sazonais. Por exemplo, no início do ano a demanda da população é maior para resolver questões tributárias e, de julho em diante, para expedição de carteiras de trabalho.
A proposta da atual administração, que coloca o “cidadão como foco principal do serviço público” será alcançado, segundo Akel, com o Tudo Aqui. Para João do Suco, um dos vereadores autores do convite, “o planejamento de implantação do programa demonstra o compromisso administrativo que vai melhorar consideravelmente a qualidade de vida do curitibano nos bairros.”
Detalhes
Na exposição, Akel destacou que os detalhes técnicos e físicos levam em conta até o tipo de piso, para oferecer conforto e acessibilidade à população. O coordenador estava acompanhado por Mário Roberto Werka, gerente da Caixa Econômica Federal. A instituição bancária é parceira da prefeitura na iniciativa.
A instituição das Ruas da Cidadania fazem parte de um eixo estratégico que vem avançando em qualidade na prestação de serviços desde a década de 70, quando foi antecedida pelo sistema de freguesias. Com o advento do programa Tudo Aqui, essa integração de serviços será aprimorada para servir melhor ao cidadão, que encontrará nestes locais, além dos núcleos de diversas secretarias, unidades da Urbs, Cohab, Fundação de Ação Social e Guarda Municipal. São esperadas para breve unidades da Copel, Sanepar e da parceira Caixa Econômica Federal.
 
BOX

Após o detalhamento do programa, Omar Akel ouviu opiniões dos vereadores e respondeu perguntas. Renata Bueno (PPS) informou que a Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) oferece aos cidadãos uma unidade de prestação de serviços. “A comunidade vê a Câmara como um ponto de referência para alguns serviços, como a busca de emprego, emissão de documentos e outros”, disse. Para ela, unidade semelhante deveria ser implantada no Legislativo curitibano, que, acredita, “atenderia próximo de 80% da demanda dos gabinetes, agilizando muitos pedidos da comunidade e encaminhamentos, que não fazem parte das funções de um vereador.”
A importância de garantir serviços municipais, estaduais e federais, como postos de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça, do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Instituto de Identificação do Paraná, além de agências bancárias e dos Correios, próximos dos cidadãos, foi destacada pela vereadora Professora Josete (PT). Ela também lembrou da ideia de criar uma nova regional no bairro Tatuquara, região bastante populosa e com dificuldades de acesso, e considerou que seria um passo muito importante para a comunidade.
Paulo Frote (PSDB) igualmente considerou positiva a medida, melhorando a qualidade no atendimento de questões burocráticas ao cidadão. A mesma opinião foi compartilhada por outros vereadores, que elogiaram a iniciativa e prometeram acompanhar a implantação do Tudo Aqui em Curitiba.