Vereadores conhecem ações de prevenção à saúde
Os vereadores conheceram mais uma das funções do Setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Câmara de Curitiba, na tarde desta terça-feira (23), durante a sessão plenária. O Programa de Avaliação Evolutiva (PAE) foi apresentado aos parlamentares, visando tratar da saúde física, ambiental e mental no trabalho. O programa, periódico, preventivo e de assessoramento, foi apresentado por Lilian Zimmermann de Quadros, chefe do setor na Casa.
Segundo a médica, quaisquer sistemas organizacionais necessitam de mudanças setoriais para atender as exigências do mercado. "O setor de saúde da Casa está em constante atualização, modernizando-se para a medicina do trabalho, baseado nas leis vigentes e oferecendo qualidade de vida aos funcionários, servidores e vereadores", explicou.
Os programas oferecidos pelo Legislativo atuam na prevenção da saúde e conservam o ambiente de trabalho. "São características simples que asseguram condições adequadas de saúde dentro do ambiente de trabalho", disse Lilian, respondendo aos questionamentos dos vereadores.
De acordo com a exposição, o alcance do Câmara Plena Saúde, como são chamadas as ações, é não somente a instituição como ambiente de trabalho, como as famílias e, consequentemente, a comunidade, através do funcionário. "O aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, bem-estar laboral, detecção precoce de doenças de risco e outros itens são benefícios efetivos decorrentes das ações de saúde da medicina do trabalho", finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba