Vereadores confirmam aprovação das contas da Prefeitura em 2019
Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas: presencial e por videoconferência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Os vereadores da capital do Paraná confirmaram, nesta terça-feira (22), as três proposições votadas em segundo turno na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com isso, o Legislativo ratificou o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) sobre o exercício financeiro de 2019 da Prefeitura de Curitiba, pela regularidade das contas, sem ressalvas. Agora o decreto legislativo (093.00003.2021), elaborado pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, segue para publicação no Diário Oficial do Município.
O ano de 2019 foi o terceiro do segundo mandato de Rafael Greca à frente do Executivo, anterior à eleição que o reconduziu ao cargo até 2024. Os documentos foram encaminhados à Câmara de Curitiba no final de julho de 2021. No acórdão de parecer prévio 179/2021, relatado pelo conselheiro Ivan Bonilha, o TCE-PR se manifestou pela regularidade das contas da Prefeitura de Curitiba em 2019, sem nenhuma ressalva, após ser superado um apontamento da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) sobre os pagamentos previdenciários.
Segundos turnos
Foi confirmada, em segunda votação, uma nova homenagem póstuma à ex-vereadora Dona Lourdes, falecida em abril de 2021, aos 93 anos de idade. Por iniciativa de Mauro Ignácio (DEM), um bosque no bairro Santa Quitéria, com área de 4,3 mil m², receberá o nome da ex-parlamentar, que, em vida, destinou emendas para a sua construção (008.00012.2021). A morte da parlamentar foi bastante sentida no Legislativo, que aprovou um título de Cidadã Honorária de Curitiba in memoriam para Dona Lourdes em abril do ano passado. Os vereadores também ratificaram, em segundo turno, a concessão da declaração de utilidade pública à ONG Solidárias Festinhas (014.00035.2021).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba