Vereadores comentam consultas públicas do Fala Curitiba
Realizadas na noite dessa terça-feira (23) nos bairros Caximba, CIC e Guaíra, as consultas públicas presenciais do Fala Curitiba, metodologia aplicada pela prefeitura para levantar prioridades da população no orçamento da cidade, repercutiram na sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O assunto foi levantado, na manhã desta quarta-feira (24), ainda no pequeno expediente, por Toninho da Farmácia (PDT). Na parte final das atividades, durante o horário das lideranças partidárias, foi retomado por Herivelto Oliveira (PPS), Rogério Campos (PSC) e Oscalino do Povo (Pode).
"Teve um bom número de pessoas ali", disse Toninho da Farmácia sobre a reunião da CIC, realizada no Conjunto Vitória Régia. Segundo o vereador, muitas das demandas apresentadas já haviam sido discutidas por ele na semana passada, com diferentes secretarias municipais, como Trânsito e Meio Ambiente. "Quando fazem [a administração regional] um trabalho bonito, um trabalho bom, temos que ter a humildade de agradecê-los", completou, sobre a organização da atividade.
Herivelto Oliveira, por sua vez, disse ter acompanhado a reunião do Caximba. O Fala Curitiba, para ele, “é um projeto importante para definir o que a população quer”. “É preciso que as autoridades escutem o que a população quer dizer”, defendeu. O vereador exibiu o depoimento de um morador de uma das vilas do bairro, identificado como seu Lourenço, que pede melhorias na infraestrutura da região. “Quando tem água, não tem luz. A gente quer regularizar [os imóveis], quer pagar”, diz o homem, que relata sair de casa de madrugada, no escuro, para trabalhar como terceirizado da prefeitura.
Também no espaço das lideranças, Campos respondeu que ele e Mestre Pop (PSC) têm conhecimento da situação do Caximba. “Já participei de eventos tristes ali, com água no peito, nas enchentes. Eu e minha assessoria. Conhecemos a triste realidade que vive o povo ali”, disse. No entanto, o parlamentar afirmou que a prefeitura tem um projeto para a região: “Vai ser uma transformação do bairro da Caximba. Realmente o povo ali precisa de uma atenção”.
Por fim, Oscalino do Povo (Pode) relatou que ele e Edson do Parolin (PSDB) participaram, nessa terça, da reunião do Fala Curitiba no Guaíra – “muito profícua”, em sua opinião. Os debates, continuou, são “momentos bons para que o curitibano possa falar” e “para o bem da comunidade”. Segundo o vereador, um dos temas levantados na consulta pública foram as obras do rio Pinheirinho. “Vamos dar as respostas para a população.”
As consultas públicas do Fala Curitiba para o orçamento de 2020 serão realizadas até o final de junho, em diferentes bairros da cidade. O site fala.curitiba.pr.gov.br também recebe os apontamentos com as prioridades da população.
A CMC vota duas peças orçamentárias todos os anos: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no final de junho, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), em dezembro. Os projetos são de iniciativa do Executivo e também têm suas fases de debate na Câmara de Vereadores – presencial e pela internet.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba