Vereadores colombianos visitam o Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 22/05/2007 20h25, última modificação 16/06/2021 09h05
Os vereadores Federico Gutiérrez Zuluaga e Gabriel Jaime Urrego, da cidade de Medellín, na Colômbia, estiveram, nesta terça-feira (22), em visita à Câmara Municipal. Acompanhados da assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Simone Regina Senna, foram recebidos pelo quarto secretário da Casa, vereador Pastor Gilso de Freitas (PR). O parlamentar prestou informações sobre o funcionamento do Legislativo curitibano, suas atribuições, as comissões permanentes e temporárias (duas em andamento atualmente, uma delas de revisão da Lei Orgânica do Município), além da participação dos vereadores na discussão do projeto da Lei Orçamentária e o sistema de cotas adotado para as emendas, R$ 300 mil por parlamentar no ano passado, garantindo que mantivessem suas reivindicações de atendimento à comunidade. Transporte coletivo, saúde, educação, segurança, índices sócio-econômicos do município e temas relativos às eleições também foram abordados pelos vereadores e detalhados por Pastor Gilso.
Comparativos
Zuluaga e Urrego traçaram comparativos com sua cidade, informando que o Concejo de Medellín tem 21 vereadores e três comissões permanentes: de Planejamento, Assuntos Fiscais e Administrativa e Assuntos Gerais. A Mesa Executiva é formada pelo presidente, primeiro e segundo vices e um secretário, que não é parlamentar e desenvolve as atividades administrativas. Destacaram, ainda, a implantação de transporte coletivo por meio de canaletas, em complemento ao sistema existente de metrô de superfície.
A cidade de Medellín, capital do Departamento de Antioquia (que concentra 12% da população da Colômbia), foi fundada em 1675 e está localizada a 1.479 metros de altitude, na região norte. Tem 2,1 milhões de habitantes e, com sua região metropolitana, é o segundo centro industrial mais importante do país, contribuindo com 60% da economia do Departamento.
Os parlamentares estiveram inicialmente em Salvador (BA) e São Paulo (SP). Em Curitiba, onde chegaram há três dias, também conheceram a Urbs, que gerencia o sistema de transporte coletivo da cidade; o Ippuc e a Cohab. Seguem, ainda nesta semana, para Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.