Vereadores cobram podas e cortes de árvores à prefeitura
Diversos requerimentos protocolados neste mês, na Câmara Municipal, pedem à Prefeitura de Curitiba a poda e o corte de árvores em diferentes regiões da cidade. Entre os dias 14 e 29 de julho, por exemplo, 24 proposições listam locais nos bairros Água Verde, Batel, Boa Vista, Boqueirão, Cidade Industrial, Novo Mundo, Pilarzinho, Pinheirinho, Prado Velho, Santa Felicidade, São Braz, Uberaba e Xaxim que precisariam do serviço.
Na justificativa das solicitações, os vereadores alertam para os riscos de determinadas árvores à população, pois o tamanho delas fragilizaria sua estrutura – ocasionando queda repentina de galhos. É o caso de um requerimento para a rua Belo Horizonte, no Batel, onde há uma árvore cuja poda é reivindicada ao Executivo desde 2012 (044.08781.2014).
Em outro documento, para rua Mario Chaubald Biscaia, em frente ao número 345, no Novo Mundo, a reclamação é que os galhos estão encostando na fiação elétrica (044.08222.2014). O mesmo problema é mote de proposição à rua Antônio Stival, número 230, bairro Xaxim (044.08647.2014).
Na rua Cândido Xavier, entre as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Água Verde, o pedido à prefeitura diz que as árvores do lado direito “estão grandes e com muitos galhos, que acabam atrapalhando o tráfego de pedestres na calçada” (044.08226.2014). Para a Conselheiro Laurindo, em frente ao número 2.995, Prado Velho, o requerimento é para o corte de uma árvore que estaria com o tronco podre (044.08756.2014).
Outra situação apontada foi no Boa Vista, na rua Raymundo Bon (044.08270.2014). Segundo o documento, já encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), são necessárias providências para o corte ou poda de uma árvore em frente ao número 280, que teria derrubado um muro, dentre outros transtornos.
Consulta
Os requerimentos podem ser acessados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) da Câmara de Curitiba, disponível no site da instituição. Na aba “proposições”, ao se selecionar “requerimento”, na espécie, é possível consultá-los por tipo, período de apresentação, iniciativa e palavra-chave. Ou, ainda, pelo código informado.
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba