Vereadores cobram manutenção de recursos para Linha Verde
Os vereadores de Curitiba querem que sejam mantidos os recursos de R$ 35 milhões para a construção de trecho da Linha Verde Sul, previstos em emenda coletiva ao Orçamento da União 2011. Moção de apoio foi apresentada nesta terça-feira (12), para que os deputados federais do Paraná intercedam junto ao governo federal para impedir o remanejamento das verbas. O documento foi protocolado após a divulgação de que o coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional, Fernando Giacobo (PR), teria autorizado o cancelamento da emenda, em ofício encaminhado em maio ao então ministro e presidente licenciado do Partido da República, Alfredo Nascimento, direcionando os recursos para oito obras em outros municípios, entre eles Pato Branco, sua cidade natal, Maringá, Londrina, Santo Antonio da Platina, Ponta Grossa e Campo Mourão. A mudança também não agradou diversos deputados da bancada, que prometem cobrar explicações de Giacobo.
Indignação
“Os recursos estavam previstos em emenda coletiva, suprapartidária, e a mudança de forma unilateral causou indignação aos 38 vereadores”, diz o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), lembrando que, além da importância da obra para o desenvolvimento, tendo em vista o incremento das atividades socioeconômicas e a revitalização urbanística e ambiental, a capital e região metropolitana representam 30% da população do Paraná.
O segundo vice-presidente, Tico Kuzma (PSB), destaca os avanços para todo o estado, uma vez que será um importante elo de ligação. “Pedimos consideração com a cidade de Curitiba”, afirma o líder do prefeito, vereador João do Suco, ressaltando o grande benefício que a obra trará.
Sem impedimento
De acordo com a prefeitura, não há nenhum impedimento legal que venha a inviabilizar o repasse de recursos federais à obra e que possa sujeitar o cancelamento da emenda.
Os R$ 35 milhões estavam destinados para a extensão da Linha Verde Sul, no trecho de dois quilômetros entre a Rua Isaac Ferreira da Cruz até o Contorno Leste. No traçado está prevista a implantação de dez pistas de rolamento, duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovias, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas. Também a ampliação da trincheira da Avenida Nossa Senhora do Sagrado Coração e a implantação de uma nova trincheira na Rua João Chede.
A extensão da Linha Verde Sul corresponderá ao final da transformação urbana da antiga BR-116 dentro dos limites de Curitiba e ao elo de uma futura ligação com os municípios de Fazenda Rio Grande e Mandirituba.
Indignação
“Os recursos estavam previstos em emenda coletiva, suprapartidária, e a mudança de forma unilateral causou indignação aos 38 vereadores”, diz o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), lembrando que, além da importância da obra para o desenvolvimento, tendo em vista o incremento das atividades socioeconômicas e a revitalização urbanística e ambiental, a capital e região metropolitana representam 30% da população do Paraná.
O segundo vice-presidente, Tico Kuzma (PSB), destaca os avanços para todo o estado, uma vez que será um importante elo de ligação. “Pedimos consideração com a cidade de Curitiba”, afirma o líder do prefeito, vereador João do Suco, ressaltando o grande benefício que a obra trará.
Sem impedimento
De acordo com a prefeitura, não há nenhum impedimento legal que venha a inviabilizar o repasse de recursos federais à obra e que possa sujeitar o cancelamento da emenda.
Os R$ 35 milhões estavam destinados para a extensão da Linha Verde Sul, no trecho de dois quilômetros entre a Rua Isaac Ferreira da Cruz até o Contorno Leste. No traçado está prevista a implantação de dez pistas de rolamento, duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovias, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas. Também a ampliação da trincheira da Avenida Nossa Senhora do Sagrado Coração e a implantação de uma nova trincheira na Rua João Chede.
A extensão da Linha Verde Sul corresponderá ao final da transformação urbana da antiga BR-116 dentro dos limites de Curitiba e ao elo de uma futura ligação com os municípios de Fazenda Rio Grande e Mandirituba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba