Vereadores buscam solução para carrinheiros

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2007 18h10, última modificação 15/06/2021 08h33
A bancada do PT na Câmara de Curitiba se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Governo, comissão de moradores e as entidades apoiadoras Terra de Direitos e Cefúria para discutir a retirada dos destroços de incêndio ocorrido, recentemente, na área ocupada pelos catadores de papel, no Boqueirão. “O fogo, provocado por curto circuito, destruiu 18 dos 30 barracos montados no local, além do material reciclável recolhido em 10 dias de trabalho. Hoje, os moradores estão amontoados no terreno ao lado”, afirma o vereador André Passos.
No encontro, a Prefeitura apontou problema jurídico na questão: a área é de propriedade particular e ocupada pelos carrinheiros. O barracão pertence à massa falida da Tecnicon Máquinas e Peças Industriais e está sob a responsabilidade dos trabalhadores há mais de oito anos. Não existe, atualmente, mais nenhum bem da empresa sobre o terreno, pois o que ainda existia foi destruído pelo incêndio.
Histórico
“Há duas semanas, o Tribunal de Justiça garantiu a posse aos moradores. Isto é, as famílias poderão ficar até o final do processo de reintegração”, explica Vinicius Gessolo, advogado da ONG Terra de Direitos. O secretário de Governo, Maurício Ferrante, adiantou que consultará a Procuradoria Jurídica em busca de solução. Também verificará a possibilidade da Prefeitura continuar mantendo alimentação aos moradores e a montagem de estrutura de atendimento às crianças.