Vereadores autorizam crédito para transporte

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2006 19h00, última modificação 10/06/2021 07h44
Em votação nominal, com 31 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou crédito para a Prefeitura realizar adequações no sistema de transporte urbano da cidade, dentro do Programa de Infra-estrutura para a Mobilidade Urbana - PróMob. Os recursos serão repassados em ação conjunta do Banco do Brasil, como agente financeiro, com o BNDES (agente operador), e o Ministério das Cidades, como gestor do programa, serão aplicados em terminais de diversos bairros.
Discussão
A matéria, amplamente discutida na primeira votação, nesta segunda-feira (12), recebeu intervenções de diversos vereadores das duas bancadas partidárias. O vice-líder da oposição, André Passos (PT), iniciou o debate ressaltando que são importantes para a cidade "parcerias que tragam mobilidade e acessibilidade aos setores de transporte e habitação". O parlamentar defendeu, inclusive, mais divulgação para este tipo de matéria, em que a Prefeitura forma parcerias com o governo federal. Parabenizou a Prefeitura pelo "espírito republicano" e sentenciou que devemos "continuar avançando".
Para o segundo secretário da Mesa, Stephanes Júnior (PMDB), "todos os créditos são bem vindos. Neste caso vai beneficiar mais 200 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo, entre outras tantas".
O líder do prefeito (em exercício), Celso Torquato (PSDB), também subiu à tribuna para cumprimentar o objetivo da parceria, que vai beneficiar milhares de passageiros. O primeiro vice-presidente, Jair Cézar (PTB), considerou importante tanto a liberação quanto a iniciativa do governo federal, porém afirmou que "esta é a sua obrigação como agente executor do País. É o mínimo que se esperava, pelo bem-estar da população em todas as cidades brasileiras".
Já Serginho do Posto (PSDB) lembrou que "poucos são os impostos que retornam como verbas adicionais para uso dos municípios e que esses créditos são necessários para impulsionar a realização de obras e serviços essenciais".
Aplicação
A prefeitura vai aplicar a verba de R$ 7,522 milhões, aprovada pela Câmara, em adequações, manutenções e correções dos terminais do Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Boqueirão, Caiuá, Centenário, Carmo, Capão Raso, Campo comprido, CIC, Fazendinha, Vila Oficinas, Pinheirinho, Portão, Santa Cândida, Santa Felicidade e Sítio Cercado.
Pretende, também, realizar obras em estações-tubo externas aos terminais de integração.